Manejo de recursos naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS

CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Manejo é definido como um tipo de intervenção humana que ocorre de forma ocasional ou sistemática, em cativeiro ou na natureza, visando manter, recuperar ou controlar populações silvestres, domésticas, domesticadas ou asselvajadas para garantir a estabilidade dos ecossistemas, dos processos ecológicos ou dos sistemas produtivos.Atualmente, existem duas concepções para a palavra manejo: o manejo para conservação e o manejo produtivo.
- Manejo para conservação: tem como objetivo conciliar a proteção dos ecossistemas, dos recursos naturais e de populações animais atendendo às necessidades econômicas, sociais e culturais das sociedades modernas ao mesmo tempo em que as inter-relações ecológicas e a energia do ecossistema sejamrenovadas.
- Manejo produtivo: tem como objetivo gerenciar o bom funcionamento das atividades de rotina de um sistema de produção em uma propriedade rural.
Neste curso iremos desenvolver assuntos relacionados ao manejo para conservação, fornecendo ferramentas conceituais sobre manejo, conservação e monitoramento de populações e recursos naturais.

1. CONCEITOS BÁSICOS DA ÁREA DE MANEJO

•Bioma: é um amplo conjunto de ecossistemas. O Brasil possui sete biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Campos Sulinos, Costeiro e Pantanal. Os biomas caracterizam-se por formas de plantas consistentes e são encontrados em grandes áreas climáticas.
• Animal doméstico: animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornaram-sedomésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que a originou. Ex: cavalo, boi, cachorro, gato doméstico.
• Animal silvestre: animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmentedentro dos limites do seu território original. Ex: onça-pintada, tamanduá-bandeira e arara-azul no Pantanal.
• Animal exótico: animais cuja distribuição geográfica não inclui o seu território original. Ex: leão, girafa, elefante.
• Animal exótico – invasor: consideradas como uma das grandes causas da redução da biodiversidade no mundo, as espécies exóticas invasoras são organismos que se encontramfora de sua área natural de distribuição. Ex: mexilhão dourado, tucunaré do Pantanal, eucalipto e pinus utilizados na silvicultura.
• Conservação X preservação: conservação é a administração de recursos naturais para fornecer o benefício máximo por um período de tempo estável. A preservação estabelece práticas que asseguram a proteção integral dos recursos naturais.
• Área protegida: é asuperfície de terra e/ou de água especialmente consagrada à proteção e à manutenção da diversidade biológica, assim como dos recursos naturais e culturais associados, e manejada por meios jurídicos ou outros meios eficazes.
• Diversidade de espécies: número de espécies diferentes e sua abundância numa área. A diversidade é a medida da complexidade de um ecossistema e muitas vezes uma indicação de suaidade. Comunidades recém-estabelecidas têm pouca diversidade; as comunidades mais antigas, mais estáveis, têm geralmente alta diversidade. É também o número de habitats existentes numa determinada área.
• Biodiversidade: constitui a variedade genética dentro das populações e espécies; a variedade de espécies da flora, fauna e microorganismos; a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelosorganismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitat e ecossistemas formados pelos organismos. Biodiversidade refere-se tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias.
• Espécie endêmica: espécie nativa de uma única área geográfica. Quando uma espécie endêmica é extinta, ela desaparece em definitivo do planeta, deixando a Terra...
tracking img