Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
literatura A literatura infantil uma nova mentalidade:

Primeiramente a autora apresenta a leitura como arte e como fenômeno de linguagem, pois ela afirma ser a literaturacomo uma das mais importantes no processo de formação do indivíduo. O ato de ler é uma conquista do processo evolutivo do ser humano, pois é nela que se concentra toda a memória deum povo, como a cultura, as idéias e todas outras coisas elaboradas e conservadas pelo homem. Visto que a palavra é o único caminho para evolução de um povo, faz-se necessárioque isso seja sabido por todos para que a literatura infantil ou não, cumpra o seu papel na transformação da sociedade. A escola, por exemplo, seria um dos espaços importantespara a disseminação da idéia de que não se tem alternativa para se fazer uma leitura de mundo se não for pela leitura. E assim adequar o ser humano para uma melhor consciência demundo, escola tem falhado; ao não conseguir transmitir ao aluno o lado da leitura que envolve,encanta, traz satisfação, prazer e gratificação.
Essa falha contradiz as propostaspedagógicas em alta; que apresentam uma educação
Transformadora e criativa; tal falha deve se a realidade presente no cotidiano escolar; em alguns casos o professor recebeu umaformação que não prioriza ou valoriza o uso da literatura e a tem apenas como uma atividade decorativa no ensino, outros sabem de sua
importância, mas não tem recursos eincentivos na escola para desenvolver um trabalho com
os alunos.
Para que tais propostas pedagógicas tenham êxito; é necessário que investimento da escola e do professor, em formarleitores e para tal faz se necessário trilhar o caminho do caráter lúdico da literatura infantil. Para que este contribua ao desenvolvimento do individuo em todos os seus sentidos.
tracking img