Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Pesquisa: A Literatura Infantil no desenvolvimento da leitura - Presentation Transcript
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VII
SENHOR DO BONFIM –BA
PEDAGOGIA 2006.2
Por:
Amanda Feitosa de Freitas
Aurelina Oliveira Alves
Jacira Ferreira Lôla
Jeane Ferreira Lôla
Projeto com requisito parcial para avaliação interdisciplinar do curso depedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Orientado pela professora Cláudia Maísa Lins.
A Literatura Infantil no desenvolvimento da leitura.
Problematização
Os primeiros textos infantiscircularam no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Eram as histórias da Carochinha. Mas nossa produção funcional só ganhou destaque com as obras de Monteiro Lobato.
Como diz Cunha:
ComMonteiro Lobato é que tem início a verdadeira Literatura Infantil Brasileira. Com uma obra diversificada quanto a gêneros e orientações, cria esse autor, uma literatura centralizada em algunspersonagens, que percorrem e unificam seu universo ficcional. (1995, p. 20)
Segundo Bettelheim (1980):
Os contos de fadas são os mais indicados para ajudar as crianças a encontrar um significado na vida,pois ao estimular a imaginação, desenvolve o intelecto, harmonizar-se com suas ansiedades e torna clara suas emoções, são enriquecedores, satisfatórios e ajudam a auxiliar no raciocínio das pessoas.
NoBrasil, contamos hoje com uma variedade de contos e histórias infantis, voltadas para a realidade de meninos e meninas, pobres e ricos, pretos, brancos e pardos. São leituras voltadas para arealidade e contextos diversos.
De que forma a Literatura Infantil tem desenvolvido o interesse das crianças na Associação Jardim Jericó pela leitura?
Podemos ressaltar a importância deste projeto depesquisa por buscar compreender que a Literatura Infantil em sua prática desperta o interesse e a atenção das crianças, desenvolvendo nelas, entre outras coisas, a imaginação, a criatividade, a expressão...
tracking img