Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A relação entre leitura e educação é, aparentemente, óbvia. É comum dizermos que na vida tudo se lê, lemos o céu, o semblante das pessoas, etc. O desenvolvimento das capacidades linguísticas de ler eescrever, falar e ouvir com compreensão, em situações diferentes das familiares, não acontece espontaneamente. Elas precisam ser ensinadas sistematicamente e isso ocorre, principalmente, nos anosinicias da Educação Fundamental.

De acordo com dados da UNESCO. No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% consideradosanalfabetos funcionais (toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim com lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e aescrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar ideias no papel pormeio da escrita, nem fazer operações matemática mais elaborada).

Segundo a professora Magda Becker Soares, especialista em alfabetização e letramento ‘... a relação de eficácia da construção daalfabetização está em criar no aluno alfabetizado uma visão de leitura do mundo em práticas sociais...’
Podemos compreender a partir disso que não basta alfabetizar a criança com relação em somenteconhecer a língua, mas tomar posse dela e contextualizá-la em diferentes meios e práticas sociais.

Alguns estudos já demonstraram o importante papel que as histórias desempenham nos processos deaquisição e desenvolvimento da linguagem humana, È certo afirmar que a leitura e indissociável ao oficio pedagógico, sendo assim, o professor deve contar com esta prática diariamente na sala de aula. “Umacriança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de...
tracking img