Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Graduação em Letras Português - Espanhol
Universidade Aberta do Brasil – UAB


GISLAINE FARIAS C. DE SOUZA

















A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA MELHORAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS













CURITIBA
2012
GISLAiNE FARIAS C. DE SOUZA













A LITERATURA INFANTILCOMO FERRAMENTA DE APOIO PARA MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR







Artigo apresentado a Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG como requisito final para a conclusão do curso de Graduação em Letras Português – Espanhol da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Orientador(a):










Curitiba
2012

RESUMO
Esse artigo apresenta a importância de usar as fábulas no EnsinoFundamental. Esse gênero textual, por ser curto e breve e por apresentar uma linguagem acessível, mostra-se como uma importante ferramenta para o plano pedagógico em relação ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na sala de aula. Baseado na teoria abordada foi possível perceber o quanto o uso da fábula é útil para a formação do aluno, desde a utilização da “moral”, presente no texto,como na sua estrutura textual. O fato de ela ser um produto espontâneo do ser humano, instrui e diverte, provocando discussões, reflexões e risos no leitor. Ao trabalhar esse gênero textual é possível ler e analisar diferentes textos. Diante desses conceitos, foi desenvolvido o projeto com os alunos do Ensino Fundamental para elaborarem uma história em quadrinhos, a fim de que eles, no final doprojeto estivessem reunidos em um livro produzidos por eles.








Palavras Chave: Literatura Infantil, Aprendizagem, Fábula e Ensino.


















1 INTRODUÇÃO


O rendimento escolar é um assunto de pauta e as opiniões são variadas, concernente ao avaliar a aprendizagem dos alunos em sala de aula. desde as séries iniciais, os professores devem elaboraratividades atrativas para despertar o interesse e atenção dos alunos, para que comecem dede cedo a desenvolverem a busca do aprendizado com entusiasmo, no entanto, sabemos que se trata de uma tarefa muito difícil, seja pelas condições ruins de investimentos em bons materiais que as escolas acabam por enfrentar, até pelo investimento precário que os educadores recebem nas suas próprias capacitações.O artigo apresentado, pretenderá mostrar que trabalhar com fábulas em sala de aula é ter uma ferramenta de muita utilidade, tanto para o plano pedagógico como a língua oral, leitura e língua escrita, como também em uma perspectiva sociológica. Desvendar o que está por trás de cada fábula, quais valores estão nas entre linhas e que mensagem há para a vida, são questões que despertam nos alunos ointeresse pela leitura, criação e mesmo as produções próprias.

A arte de ensinar deve estar acompanhada de ferramentas que incentivem tal ato, o educador deve entender que ensinar é um ato de amor, mas acima de tudo, um ato de coragem, neste sentido o professor Rubens Alves diz que:



[...] ensinar é um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. É como a vida de umpalhaço que entra no picadeiro todos os dias com a missão renovada de divertir. Ensinar é dizer aquele momento único e especial. Ridendo dicere severum: rindo, dizer coisas sérias. Mostrando que nesta verdade, é a forma mais eficaz e verdadeira de transmitir conhecimento. Agindo como um mago, e não como um mágico. Não como alguém que ilude e sim como quem acredita e faz crer, que deve fazeracontecer. (ALVES, 1994, p. 5).



O fato do educador buscar novas metodologias de ensino, ou até mesmo, revigorar e fortalecer aquelas que há muito tempo ajudam o educador em sala de aula, podem fazer a diferença no resultado do aprendizado, a introdução da literatura infantil é um método quem sem dúvidas, pode contribuir para que o educador tenha um melhor rendimento em sala de aula, (GADOTTI,...
tracking img