Literatura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nascido em Loures, Portugal, no ano de 1948, Luís Filipe Guimarães da Mota Veiga viveu em Angola desde os oito meses de idade e mais tarde nacionalizou-se. Foi participante ativo da luta contra a UNITA e África do Sul. Após a independência, passou a fazer críticas ao governo angolano.
Teve o cargo de assessor de José Eduardo dos Santos, presidente da República de Angola. Trabalhou aindacomo jornalista e crítico literário em variados jornais e revistas de Angola, de Portugal e de outros países. Coordenou diversas páginas literárias, foi diretor do “Jornal de Angola” até 1992. Cronista, poeta e ficcionista, era membro da Associação Internacional de Críticos Literários e da União dos Escritores de Angola, foi fundador do grupo Poesias Hoje e diretor das páginas literárias Forma dojornal A Palavra.
Faleceu em 1998, no Hospital Garcia da Orta, vítima de um acidente vascular cerebral, dois meses antes de completar 50 anos. Trabalhava então como jornalista em Lisboa e residia na Charneca da Caparica, depois de se ter afastado de Angola.
Entre sua obra poética, podemos destacar:
Kir-Nan, 1967, Luanda, edição do autor.
Crónica do Gheto, 1973, Lobito, CadernosCapricórnio.
Dizer País, 1975, Nova Lisboa, Publicações Luanda.
Do Canto à Idade, 1977, Coimbra, Centelha.
Nas Barbas do bando, 1985, Lisboa, Ulmeiro.
O Relógio de Cafucolo, 1987, Luanda, União dos Escritores Angolanos.
Obra Cega, 1991, Luanda, edição do autor.
Subscrito a Giz - 60 Poemas Escolhidos, 1996, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Angola.

O país tem como capital Luanda.É situado na costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico, numa extensão de 1600 km. Angola inclui também o enclave de Cabinda, com área de 7680 km², através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte.
Em sua totalidade, o territórioangolano tem superfície de 1.259.000 km² e sua população aproximada é de 15 milhões de habitantes. Possui como língua oficial o português. Porém observa-se que existem ainda mais nove grupos etinolinguísticos.
O primeiro europeu a chegar em Angola foi o explorador Diogo Cão. Sempre houve resistência a dominação dos portugueses, a exemplo disso pode-se mencionar a rainha Nzinga, que duranteo século XVII, chegou a realizar alianças com os holandes que invadiram Angola afim de derrotar os portugueses. Foi uma colônia portuguesa até 1975, ano em que o país ganhou sua independência, tendo como primeiro presidente Agostinho Neto, dirigente do Movimento Popular pela Libertação de Angola, partido fundado em 1956.
Mas, o que poderia ser o início de um período de paz, marcou uma daslutas mais sangrentas da história da África. Os três grupos nacionalistas que se uniram na luta pela independência se dividiram depois em uma guerra pela disputa do poder; O MPLA, Movimento pela Libertação de Angola; a FNA, Frente Nacional de Libertação de Angola; e a UNITA - União Nacional para Independência Total de Angola.
O conflito cresceu de tal modo, que tomou dimensão internacional. OMPLA ganhou apoio da União Soviética e de Cuba. A Frente e a UNITA, que depois se juntaram, foram apoiadas pelos Estados Unidos. Só após a queda do império soviético, em 1989, e o fim da Guerra Fria, é que surgiram algumas tentativas de paz. Mas, um acordo final só foi conseguido em 2002, após a morte do líder da UNITA, Jonas Savimbi, depois de mais de 25 anos de uma guerra civil que colocouAngola na lista dos países mais pobres do planeta. Atualmente, as condições de vida cotidiana em todo o país e especialmente em Luanda, espelham o colapso das infra-estruturas administrativas bem como de muitas instituições sociais. A grave situação econômica do país inviabiliza um apoio governamental efetivo a muitas instituições sociais.
As origens da literatura angolana referem-se a meados...
tracking img