Literatura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura Africana
Resumo

O trabalho tem uma breve apresentação sobre a literatura africana dos países que tem a língua portuguesa como oficial, que estará presentes nosvestibulares.
Os países africanos que tem a língua portuguesa como oficial são: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Principe. Mas esse trabalho esta voltado para aliteratura africana em geral a na literatura de Angola.

Introdução

A literatura africana é muito nova, pois teve inicio com Cabo Verde (revista Claridade - 1936) e seguido porSão Tomé e Príncipe (livro de poemas Ilha de Nome Santo - 1942), Angola (revista Mensagem - 1948), Moçambique (revista Msaho - 1952) e por ultimo depois de um longo período de tempoGuiné Bissau (com a antologia Mantenhas para quem luta! - 1977).


Literatura Africana

Enquanto os países ainda eram colônias de Portugal, os escritores eram separados emdois grupos: os que defendiam Portugal falando mal das colônias e os que defendiam a própria terra. Durante a parte pós-colonial, os escritores colocavam tudo o que acontecia de ruim, aculpa sempre era de Portugal.
A Literatura dos países africanos é dividida em quatro fases: Assimilação, Resistência, Afirmação e Consolidação.

Fases

Na primeira fase, aassimilação, quando os escritores africanos têm a oportunidade de produzir de sua própria forma a literatura, eles copiam e imitam os mestres, sobretudo europeus, como diz Chabal, " Nahistória de cada colônia existe um número de escritores que escreveu como os europeus".
Na segunda fase, a resistência, é nessa fase que o escritor africano assume a responsabilidadede construtor e defensor da cultura africana. È a fase do rompimento com os moldes europeus e conscientização definitiva de que o "homo" africano é tão "sapiens" como o europeu.
tracking img