Linha do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de História

Linha do Tempo

1549 - Funda-se o 1° seminário de São Vicente visava á formação de sacerdote, formação de elite social preparando para o ingresso universitário e o estudo da humanidade, ainda valorizava a disciplina de memorização. Foi á chegada dos jesuítas no Brasil, exploração da terra descoberta e exploração do Pau - Brasil. Foram criadas as escolas de 1° letra paracatequização dos indígenas.
1570 - A obra dos jesuítas estendeu-se para o sul , e vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1599 - Cria-se a publicação “ratio estudiorun”, era a organização e a plano estúdio da companhia de Jesus,baseado na cultura Européia. Concilia aulas elementares de Humanidades Filosofia (Artes, Teologia, possibilitando a obtenção dos títulos de bacharel, licenciado e mestre em artes).
1759 - Expulsão dos jesuítas. Reforma da educação pelo marquês, introduzindo as aulas régias. Aulas Régias eram aulas avulsas, com professor único de latim, grego, filosofia e retórico de ensino profissionais,ciências experimentais. A educação jesuíta não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal, ou seja, ele pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.
1772 - Foi criado o “subsídio “era uma taxação, ou imposto, que incidia sobre a carne verde, o vinho, o vinagre, a mandioca e a aguardente. E os professores ficavam longos períodos sem receber vencimentos.
1808 - Chegadada família Real e abertura das academias militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico, e sua a iniciativa mais marcante em termos de mudança a Imprensa Régia.
1810 - Academia Real Militar.
1821 - D. João VI volta a Portugal.
1822 - Seu filho D. Pedro I proclama a Independência do Brasil. Separação da educação em três níveis: primário, secundário e superior.1823 - “Ensino Mútuo” onde um aluno treinado (decurião) ensinava um grupo de dez alunos (decúria) sob a rígida vigilância de um inspetor.
1824 - Outorga a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a “instrução primária é gratuita para todos os cidadãos.”
1826 - Um decreto institui quatro graus de instrução: Pedagogias (escolas primárias), Liceus, Ginásios e Academias.1827 - D. Pedro I sancionou uma lei que escolas de “primeiras letras”, as chamadas Pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever o exame na seleção de professores, para nomeação. Determinava também os limites da educação feminina que deveria se restringir a escrever, contar, bordar e costurar.
1834 - Ato Adicional Constituição atribui ás províncias á responsabilidade da educaçãopública.
1835 - Surge a primeira Escola Normal do país, em Niterói.
1837 - Foi criado o colégio D. Pedro II uma escola oficial que deveria atender uma proposta exclusiva para rapazes e considerado padrão de Excelência.
1838 - Fundado o Colégio Augusto que causou polêmicas ao instituir uma educação feminina, completamente inusitada para época, também se preocupava mais com a instrução do que com obordado e a costura, foi duramente ataca por seus contemporâneos.
1889 - Praticamente nada se fez pela educação brasileira. O imperador D. Pedro II, quando perguntado que profissão escolheria se não fosse imperador, afirmou que gostaria de ser “mestre-escola”. Apesar de sua afeição pessoal pela tarefa educativa, pouco foi feito, em sua gestão, para que se criasse no Brasil um sistema educacional. ARepública proclamada adotou o modelo político americano baseado no sistema presidencialista.
1891 - A Constituição descentralizou o ensino padrão. A Reforma Benjamin Constant, visava à liberdade de ensino, sua laicidade e gratuidade na escola primária. A escola primária organizou-se em duas categorias: a de primeiro grau para crianças de 07 a 13 anos e de segundo grau paras as crianças de 13...
tracking img