Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS RADIOGRÁFICAS DO KV E MAS

KV DETERMINA O CONTRASTE. O CONTRASTE É RESPONSÁVEL PELA IMAGEM PRETA E BRANCA NA RADIOGRAFIA, MUITO CONTRASTE SIGNIFICA UMA IMAGEM PRETA, CHAMADA POPULARMENTE DE "QUEIMADA", E POUCO CONTRASTE SIGNIFICA UMA IMAGEM BRANCA;

MAS É RESPONSÁVEL PELA DENSIDADE.DENSIDADE É AQUELA IMAGEM REFERENTE AO CONTORNO DA ESTRUTURA, OU SEJA, NUMA IMAGEM DE RX DE UMA PERNA,O CONTORNO QUE APARECE COMO SENDO DOS MÚSCULOS E TUDO QUE NÃO FOR OSSO, SIGNIFICA QUE HOUVE POUCA DENSIDADE. A DENSIDADE É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS PARTES MOLES, PORTANTO, SE O TÉCNICO QUISER PRODUZIR UMA IMAGEM ÓSSEA COM BASTANTE DETALHE E QUALIDADE, DEVE COLOCAR MAIS MAS E MENOS KV. O MAS É RESULTADO DA MULTIPLICAÇÃO DO VALOR COLOCADO NO COMANDO(A MA, PELO VALOR COLOCADO NO COMANDO DOS(TEMPO). SE O BOTÃO DO MA ESTIVER NO 200 E O BOTÃO DO S NO 0,25 SEGUNDOS, O MAS SERÁ IGUAL A 50, SE COLOCAR O O MA NO 500, E O TEMPO NO 0,10, TB TEREI 50 MAS. ESSE MÉTODO É USADO PARA DIMINUIR O BORRAMENTO DA IMAGEM, OU SEJA, A IMAGEM TREMIDA. O PRINCIPIO DESSA TÉCNICA É DIMINUIR O TEMPO SEM ALTERAR O VALOR DO MAS, POIS QUANDO MAIOR O TEMPO, POIS QUANDO O MAIOR O TEMPO MAIS CHANCE O PACIENTE TEMPARA SE MEXER DURANTE A PRODUÇÃO DA IMAGEM.

QUANDO O EXAME É DESIGNADO PARA PARTES MOLES - TUDO QUE NÃO FOR OSSO- USA-SE POUCO MAS E MUITO KV. E QUANDO A IMAGEM IDEAL É O DO OSSO, USA-SE POUCO KV E MUITO MAS. ALGUNS FISICOS DEFENDEM QUE O MUITO USO DO MAS, GERA UMA FORTE RADIAÇÃO AO PACIENTE. É VERDADE QUE A QUANTIDADE AUMENTA, MAS NADA DE TÃO EXAGERADO A PONTO DE PREJUDICAR A SAÚDE DO PACIENTE, EA QUALIDADE DA IMAGEM É COMPENSADORA.

AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUNS AFIRMAM, A MANEIRA DE DESCOBRIR A QUANTIDADE DO KV A SER COLOCADA, É DESCOBERTA POR UMA CIÊNCIA, A MATEMÁTICA. PARA O CALCULO DO KV É USADA A FORMULA KV=(E.X2)+K, ONDE, E= ESPESSURA E K= CONSTANTE DO APARELHO. A ESPESSURA É MEDIDA ATRAVÉS DO ESPESSOMETRO, QUE DEVE SER POSICIONADO NO PONTO ONDE ENTRA O RC. O K SIGNIFCA CONSTANTE,QUE É DETERMINADO POR UM CONJUNTO DE EQUIPAMENTO E ACESSÓRIOS DE UMA SALA DE RX, QUE COMPREENDE A CAPACIDADE DA AMPOLA, A VELOCIDADE DO ECRAN,A DFOFI, O TIPO DE GRADE,A VARIAÇÃO DA VOLTAGEM DO APARELHO,A TEMPERATURA E O TEMPO DA PROCESSADORA, E A MARCA DO FILME.A CONSTANTE É EXTRAÍDA ATRAVÉS DA FORMULA: K=KV-(Ex2. ESSA FORMULA SERÁ MAIS DISCUTIDA A FRENTE. ENTÃO TEREMOS PARA RX DE COTOVELO COMESPESSURA= 9CM. E K=25, O EXEMPLO:
[pic]
KV=(e x 2)+k
KV=(10 x 2)+25
kv=20+25
kv=45

O MAS É CALCULADO ATRAVÉS DE OUTRAS FORMULAS, CADA UMA A SER EMPREGADA DE ACORDO COM A REGIÃO, PARA DESCOBRIR O MAS DE EXAMES ORTOPÉDICOS REFERENTES A EXTREMIDADES,REGIÕES SITUADAS NAS PONTAS DOS MEMBROS: A SABER MMSS: FALANGES, PUNHOS,MÃO, ANTEBRAÇO E COTOVELO. MMII:ANTE-PÉ, PÉ, TORNOZELO, PERNA, FEITOS SEMBUCKY. DEVE SE USAR O VALOR DO KV DIVIDIDO POR 3, EX: MAS=KV/3. PARA DESCOBRIR O VALOR DO MAS PARA ESSAS EXTREMIDADES, INCLUINDO O JOELHO. O CRÂNIO, O HEMI TORAX, O OMBRO, O ÚMERO, A CLAVÍCULA, ESTERNO E FEMUR, USA-SE O VALOR DO KV DIVIDINDO-O POR 2, ENTÃO TEMOS:

MAS=KV
3

MAS=45 MAS=15
3

PARA DESCOBRIR O MAS DE EXAMES DE REGIÕES MAIS ESPECÍFICAS COMO TORAX, AS COLUNAS E O ABDOMEM, USA-SEA OUTRA FÓRMULA:

MAS = KV x CM

C.M= COEFICIENTE MILIAMPERIMÉTRICO) É UM VALOR PRÉ DETERMINADO USADO PARA DETERMINAR O MAS. OS SEUS VALORES SÃO:

ABDOMEM= 0,70
COLUNAS= 0,80
TORAX= 0,15

ENTÃO EM UM EXAME DE COLUNA LOMBAR, COM UM PACIENTE COM ESPESSURA DE 25CM. E UMA CONSTANTE IGUAL A 30 O CALCULO TOTAL FICA:

KV= (e x 20)+k MAs= KV x CM
KV= (25 x 2) + 30 MAs = 80 x 0,80
KV= 50+30MAS = 64
KV=80

ESSA FORMULA FOI ELABORADA PRA UMA DISTÂNCIA IGUAL A 1 METRO, MAS NO EXAME DE TORAX, USAMOS A DISTÂNCIA IGUAL A 1,80M.

QUANDO AFASTAMOS A AMPOLA, PERDEMOS POTÊNCIA NO APARELHO, ESSE FENÔMENO PODE SER EXPLICADO SE COMPARADO A UM CARRO ENCOSTADO NA PAREDE COM O FAROL LIGADO, QUANDO ELE COMEÇA A DAR RÉ, A LUZ VAI ENFRAQUECENDO, E A FORMA DE MANTER A MESMA INTENSIDADE DE LUZ É...
tracking img