Linha do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Linha do Tempo
Para facilitar o estudo da história, costuma-se dividi-la em uma linha do tempo.
A linha do tempo reparte a história em grandes períodos históricos: Pré-história, Idade - antiga.Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, abrangendo desde o surgimento do homem na terra até os tempos atuais.


Pré-história - Compreende desde o surgimento do homem na terra, há trêsmilhões de anos, até a invenção da escrita, 3500 A.C.

Idade Antiga – Iniciada com o surgimento da escrita durou até a invasão do Império Romano Ocidental pelos bárbaros, em 476 D.C.

Idade Média –Seu início deu-se com o fim do Império Romano Ocidental e, seu término foi caracterizado pela invasão dos turcos a Constantinopla, em 1453.

Idade Moderna – Com a invasão de Constantinoplainiciaram-se as chamadas grandes navegações, que deram origem à Idade Moderna, que durou até a época da Revolução Francesa, em 1789.

Idade Contemporânea – Iniciada com a Revolução Francesa, dura até osdias de hoje.



Apesar de facilitar o estudo da história, essa divisão privilegia apenas a história ocidental cristã, pois trata apenas a história europeia. Essa divisão tem significado para oseuropeus e para os povos que descendem da sua cultura (nós americano, por exemplo), mas não tem significado para outros povos, como por exemplo, o chinês, pois a história deles é totalmente diferente.Também devemos observar que a linha do tempo é dividida em duas partes: antes de Cristo (A.C.) e depois de Cristo (D.C.).
O marco zero da história ocidental seria, então, o nascimento de JesusCristo, pois fatos ocorridos antes de seu nascimento são contados de modo decrescente e tudo que ocorre depois é contado como crescente.
Na cultura judaica a contagem dos anos já ultrapassou o ano 5000;Os hindus e os japoneses também não utilizam o nascimento de Cristo para sua contagem dos anos.
Portanto, deve-se sempre tomar cuidado com a referencial adotado e questionar os conceitos, para...
tracking img