Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

As manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI é conhecida como Quinhentismo. Correspondendo o inicio da cultura europeia em terrasbrasileiras. Não se pode falar em uma literatura "do" Brasil, mas sim em literatura "no" Brasil. Até porque os escritores são portugueses. Quem produzia literatura naqueleperíodo estava com os olhos voltados para as riquezas materiais (ouro, prata, ferro, madeira, etc.), enquanto a literatura dos jesuítas se preocupava com o trabalho decatequese.

Além disso, a Carta de Pero Vaz de Caminha considerada o primeiro documento da literatura no Brasil é uma literatura informativa, também chamada de literatura dosviajantes ou dos cronistas, sua temática consiste em fazer um levantamento da terra nova, de sua flora, fauna, de sua gente. Sua principal característica é a exaltação daterra.

E o poema do Padre José de Anchieta "Ao Santo Sacramento" constituído por dezoito estrofes de quatro versos, tinha como intuito, inculcar valores portuguesescristãos não somente nos índios, mas também à sociedade miscigenada que se formava em sua época. Classificada como uma literatura jesuíta, sendo a principal preocupação otrabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia quanto no teatro.

Desta forma entende-se que a intenção dos portugueses eravoltada para as riquezas materiais e o trabalho de catequese. Enquanto, a Carta é para o Brasil o primeiro registro de sua existência, o poema registra a preocupação deimplantar os valores portugueses cristãos. Pois, a Carta constitui uma espécie de certidão de nascimento do nosso país e o poema um princípio de valor moral e religioso.
tracking img