Linguagem e texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Janela da alma é um documentário brasileiro dirigido por João Jardim e Walter Carvalho, produzido em 2001. O título do longa vem da frase de Leonardo da Vinci ”O olho é a janela da alma, oespelho do mundo”. O filme é composto por 19 entrevistados, que possuem algum tipo de problema na acuidade visual, que vão da miopia á cegueira, sobre a percepção das diferentes formas de enxergar avida. O documentário é bastante amplo, pois o mesmo abrange depoimentos, desde o versátil José Saramago até o relato de uma menina que tem vergonha de usar óculos. O Filme aborda o tema visão com umariqueza de detalhes tão perspicaz que faz com que o telespectador repense alguns preconceitos ocultos.
Encontram-se no documentário depoimentos como o do músico Hermeto Pascoal que vem para retirar oparadigma da deficiência visual ser vista como algo pessimista ou limitador. Pois ele relata com humor que sua vista é rica, pois enxerga mais, apesar de não conseguir fixar os olhos em um únicoobjeto. Já o filósofo esloveno Eugen Bavcan , tornou-se cego após dois acidentes de guerra, que encontrou na arte de fotografar, uma maneira de redescobrir o mundo.Esta citação” Não vejo as imagens,contudo sou capaz de fazê-las”; retrata bem a grandiosidade do seu trabalho. O contrastante entre ambos é que o primeiro já quis ser cego aparente, pois ele acreditava que poderia desenvolver ainda mais suavisão interior. Já o fotógrafo afirma que vivemos em uma espécie de cegueira generalizada, pois a televisão nos propõe imagens prontas.
Outro ponto relevante é o relato do cineasta Wim Wenders, quecomenta que prefere viver no enquadramento dos óculos, pois ele prefere enxergar de forma mais seletiva, já a falta do mesmo, faz com que ele tenha a impressão de enxergar além. Já outros depoentesdescrevem como é sentir-se fora de foco, a maior percepção dos detalhes, que anteriormente passava despercebido, além do desconcerto emocional que provoca quando não se enxerga com clareza.
O relato...
tracking img