Linguagens e textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade Taboão da Serra
Pedagogia



LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS






ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTOS





Concepção de leitura, Estratégia de leitura e Leitura e a produção de sentidos

Muitas questões são levantadas a respeito de concepção de leitura, uma vez que a leitura exige do leitor muito mais que decodificar o códigolingüístico, e sim tornar-se um construtor de sentido. A leitura pode ser entendida a partir de alguns pontos de vista. Na língua com representação do pensamento a leitura entende-se por uma capacitação de idéias do autor sem levar em conta os conhecimentos do leitor. Já a língua como estrutura ou código é vista como um produto de codificação e decodificação, o leitor precisa somente conhecer ocódigo. Na língua como interação autor texto leitor, os sujeitos são vistos como atores que se constroem e se reconstroem.
A leitura é uma atividade que leva à experiências e conhecimentos do leitor, utilizando de estratégia de leitura como a seleção, antecipação, interferência e verificação intencional da língua.
As estratégias de leitura se dão a partir do titulo do texto que o leitor fará,levantando hipóteses que serão confirmadas ou não no final da leitura. Quando leitores ativos, são estabelecidas relações entre os conhecimentos já estabelecidos e as novas informações, processando, criticando, constatando e avaliando essas novas informações, permitindo dirigir e autorregular o processo de leitura.
Na leitura ativamos um lugar, vivência, relação com o outro, valores e conhecimentostextuais. Assim a leitura e produção de sentido são orientadas pela bagagem sociocognitivas. Considerar que cada leitor tem suas particularidades é aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação ao mesmo texto, lembrando que essa interação se dá no autor-texto-leitor, o que torna fundamental que o leitor considere a produção de sentido e suas sinalizações.




Gêneros textuais oudiscursos presentes nas revistas Veja e Época
Gêneros textuais são os diversos textos que lemos todos os dias, está presente em todo texto que chegue a mão do leitor, o que diferencia é a forma na qual o texto se apresenta. São incontáveis: carta, artigo de opinião, artigo de divulgação cientifica, piada, bula, horóscopo, historia em quadrinhos, tirinha, charge, crônica, miniconto, fabula,poesia, anuncio. Apresenta-se também na fala como “escrevi uma carta” ou “a poesia é de autor desconhecido”, lembrando ainda que a medida que sofrem variações vão surgindo novos gêneros.
Abaixo segue alguns exemplos de gêneros textuais encontrados na revista Veja e Época.



Poupança tem captação líquida recorde de R$ 6,2 bi em maio
No acumulado do ano, a captação da poupança está positiva em10,170 bilhões de reais, melhor desempenho da série histórica para os primeiros cinco meses do ano

[pic]

A caderneta de poupança fechou o mês passado com captação líquida de 6,262 bilhões de reais, informou o Banco Central nesta quarta-feira, recorde para maio na série histórica, com início em 1995. Somente no dia 31 de maio, segundo os dados do BC, a aplicação registrou entradas líquidas de2,012 bilhões de reais, um dia depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) reduzir a Selic de 9% para 8,5% ao ano.
Fonte: Veja
Esse texto de caráter informativo, com um assunto sociocultural, na sua organização destaca-se a ilustração e os números para reforçar o texto e suas informações.

[pic]
Fonte: Veja
Essa charge deixa claro o tema Poluição, a partir da imagem o autor transmitepara o leitor o assunto que vem sendo discutido em todo o mundo a fim de fazer um apelo para a situação do planeta.
Na imagem a seguir temos um anuncio das Olimpíadas de Londres que acontecera esse ano, junto com o logotipo dos patrocinadores do evento, a partir da imagem com uma medalha olímpica o leitor já consegue identificar do que se trata o anúncio.
[pic]
Fonte Época


[pic]
Fonte:...
tracking img