Lideres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho em equipe ou trabalho de equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.
O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivoscompartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.
Exemplo de uma atuação de um trabalho em equipe são os esportes ou atividades, em que times ou seleções jogam umas contras as outras.
Vantagens:

· Liberta a criatividade e a energia;
· Satisfaz a necessidade de pertencermos a algo;
· Aprimora a eficiência, através dacooperação;
· A falta de opção, algumas vezes exige o trabalho em equipe. Ex.: Peça de teatro.

Desvantagens:

· Gastos excessivos com integração;
· Pessoas constrangidas;
· Disputas entre os integrantes da equipe.
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva,para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
O papel do líder é:
• Liberar o potencial de cada indivíduo;
• Mais do que ensinar é ajudar a aprender a aprender;
• Incentivar as pessoas para o auto desenvolvimento;
• Eliciar recursos pessoais para o alcance de metas;
• Ajudar na melhor utilização dos recursosdisponíveis;
• Ouvir e ensinar;
• Compartilhar responsabilidades;
• Fazer perguntas que levem a reflexão e a ação;
• Orientar as pessoas;
• Direcionar para o futuro em direção a metas;
• Sair do foco do problema e colocar foco na solução;
• Saber reter talentos;
• Estabelecer foco na tríade: Ação, desenvolvimento e resultados.
Assim, o líder diferencia-se dochefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Conceitos - Como um conceito geral e simplificado, podemos dizer que Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar osliderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.


E como muitos se tornaram líderes?

O que buscou a liderança: O que se faz líder, é no momento de necessidade que sabemos quem realmente é líder

O foi posto por acaso: Não havia opção, foi feito pelo fato de não haver outro melhor.

O quenasce: O que é líder por natureza




TIPOS DE LIDERES

A) Autoritário - aquele que determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo. Conduta condenável, esta postura e não é válido este tipo de comportamento. É uma pessoa ditadora esoberana, o que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as idéias de outro membro do grupo, é uma pessoa déspota também subestimando e diminui o grupo.
Conseqüência: A reação do grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo.

B) Indeciso - Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão “deixa como esta, para ver como é que fica”.Conseqüência: A reação do grupo é ficar desorganizada, gera insegurança e atritos, é como um barco sem leme, não sabe para onde vai.

C) Democrático - É o líder do povo, pelo povo, e para com o povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo...
tracking img