Luminol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há algum tempo a humanidade ouve falar do aquecimento global e da mudança climática através de pesquisas, relatórios, e noticiários. Muitas pesquisas têm atribuído esse aquecimento ao aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera acima da capacidade da natureza, em condições normais, de absorvê-los.
Durante muitos anos a população acreditava que a natureza seria capaz deabsorver todos os impactos gerados, independente do volume gerado.Devido á crescente preocupação com os aspectos ambientais e o avanço da ciência e da tecnologia, a partir da década de 80 as questões relacionadas a mudanças climáticas foram inseridas na agenda mundial.
Muitos pesquisadores e cientistas ainda não conseguem prever todas as consequências relacionadas a mudança do clima, mas sabe-se queessa alteração provocara riscos para a humanidade tais como redução do volume de água, problemas na produção de alimento agropecuária e inundações costeiras á medida que o volume que o mundo vai aquecendo.
Os gases de efeito estufa, como o gás carbono (CO2), o metano (CH4), o oxido nitroso (N2O) e o vapor d’água (H2O) são responsáveis pelo chamado efeito-estufa, retendo o calor solar próximo ásuperfície terrestre. Isso evita que o planeta se tome quente e frio durante a noite, o que inviabiliza a vida como á conhecemos.
O Brasil não tem compromissos formais de redução ou com a limitação de suas emissões antrópicas de gases de efeitos estufa estabelecidas no Protocolo de Kyoto no entanto, o Protocolo de Kyoto é importante para os países em desenvolvimento porque possibilita a aplicação deprincípio de responsabilidades comuns, porém diferenciadas,adotado na convenção. Até o momento no Protocolo, que vigora desde 16 de fevereiro de 2005, cabe aos países industrializados, maiores históricos, assumirem os compromissos relativos ao controle do aquecimento global.


Objetivo
Este trabalho tem por objetivo mostrar como está a questão da geração de Créditos de
Carbono no Brasil eem outros países, visando explicar desde sua criação, com o Protocolo de Quioto, passando pelos problemas ambientais, questões econômicas, projetos de geração desses créditos, até sua aplicação na arquitetura e no planejamento urbano

Créditos de Carbono:

É um certificado emitido quando ocorre a redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE), tais como: dióxido de carbono, óxidonitroso, metano, enxofre, hidrofluorcarbonetos, perfluorcarbonetos, hexafloureto de enxofre; por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono(CO ), corresponde a um crédito de carbono. Este crédito pode ser negociado no mercado 2 internacional, assim foi criado um mercado para a redução de GEE dando um valor monetário à poluição. E o crédito sendo um incentivo a diminuição desses gases.Acordos internacionais, como o Protocolo de Kyoto, determinam uma quantidade máxima que países desenvolvidos podem emitir desses gases e os próprios países criam leis que restringem as emissões das indústrias. Portanto, as empresas que não conseguem cumprir as metas estabelecidas nacional e internacionalmente, são obrigadas a comprar a cota de poluição que outra empresa ou outro país deixou de emitir.Por sua vez, as indústrias que conseguiram diminuir suas emissões abaixo das cotas determinadas, podem vender o excedente de "redução de emissão" ou "permissão de emissão" no mercado nacional ou internacional.
Ocorre também, de países desenvolvidos promoverem a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE) em países em desenvolvimento através do mercado de carbono quandoadquirem créditos de carbono provenientes destes países, ou seja, pagando por esses créditos.

Como funcionam os créditos de carbono?
A negociação dos creditos de carbono é uma maneira de alguns países reduzirem numericamente as emissões dos gases que causam o efeito estufa. Isso é feito por meio de uma venda, como se cada pais pudesse liberar na atmosfera uma determinada quantidade de gases....
tracking img