Lider

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O GESTOR COMO LÍDER DE UM GRUPO. Marco Antônio Duarte

O GESTOR COMO LÍDER DE UM GRUPO
Marco Antônio Duarte

RESUMO A função de liderança pressupõe a coordenação do trabalho de pessoas, administrando diferenças e desenvolvendo um clima em que as necessidades do indivíduo se integrem às da organização. Cada pessoa, por ser única e ímpar, possui aspirações, objetivos, preferências, talentos ehabilidades. “Um dos aspectos mais importantes no exercício da liderança é o tipo de relação interpessoal estabelecida entre gerente e colaboradores. A habilidade de se relacionar com pessoas, individualmente e em grupo, e de lhes ser sensível, é elemento-chave da gerência”. (DRUCKER, 1999, P. 38) Palavras-chave: Liderança, trabalho, diferenças, relação, habilidades e pessoas.

ABSTRACT

Theleadership function assumes the coordination of work of people, Managing differences and developing an atmosphere in which the necessities of the individual are integrated to those of the organization. Each individual, for being unique, has his aspirations, aims, talents and abilities. “One of the most important aspects in the exercise of the leadership is the kind of interpersonal relationestablished between the manager as the leader of a group and collaborators. The ability of becoming acquainted with people, individually and in group, and being sensitive to them, is the key-element of the management”. (DRUCKER, 199, P.38)

Key-words: leadership, work, differences, relation, abilities and people.

Marco Antônio Duarte Doutorando em Ciências Pedagógicas pela UERJ. Mestre em CiênciasPedagógicas pela UERJ. Bacharel em Administração de Empresas pela UERJ. Professor das Instituições de Ensino Superior UCAM e UNILASALLE-RJ. Professor do Instituto Abel. Coordenador pedagógico do SENAC-RIO. E-mail: marco.duarte@rj-senac.br

REEAD

VOL. 2, No. 2, ABR/MAI/JUN /2007

O GESTOR COMO LÍDER DE UM GRUPO. Marco Antônio Duarte

A liderança gerencial é necessária em todos os tipos deorganização, pois é através da equipe que o gerente obtém a execução de tarefas e a produção de bens ou serviços, administra os recursos materiais e financeiros e atinge os objetivos organizacionais. Cada sucesso da empresa é sem dúvida, um sucesso gerencial: a excelência empresarial está intimamente relacionada à excelência gerencial. Nos estudos sobre liderança, o foco principal de atenção estána figura do líder e nas suas características pessoais, procurando-se uma diferenciação de atributos entre lideres e não-lideres. Todavia, em mais de cinqüenta anos de pesquisa, verificou-se não haver um padrão determinador. Muitos autores oriundos da escola clássica da administração afirmam que a liderança é exercida através da autoridade proveniente do cargo ocupado pelo indivíduo. Seu foco sevolta para a análise das atividades empresariais e necessidades organizacionais, desconsiderando as necessidades, desejos e aspirações individuais. Nesse prisma, a função do líder é estabelecer critérios de realização, a fim de atender aos objetivos da organização. Com base nas ciências sociais e humanas, o objeto principal do estudo deste artigo desloca-se para o comportamento interpessoal entrelíder e liderados, entre a pessoa que influencia e as pessoas influenciadas. Assim, a liderança passa a ser um procedimento determinado pelo modo de interagir do líder, capacitando-o a influenciar o grupo.
“Hoje compreende-se a liderança como um fenômeno tipicamente social, uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecuçãode um ou mais objetivos específicos.” (Chiavenato, 1999. pp. 61)

A liderança é considerada como um processo de influência interpessoal: uma pessoa influencia outra em função do relacionamento existente, direcionando uma transação interpessoal. A liderança acontece em uma determinada situação, ou seja, dentro de um contexto. O grau em que uma pessoa se manifesta como líder depende não só de...
tracking img