Licenciado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RECONCILIACAO A NIVEL SOCIO-CULTURAL
Segundo o documento “Instrumentum Laboris” do segundo sínodo para a África.
Huambo, aos 17 de Setembro de 2009 Por Alvaro Boavida Caica CSSp

O tema “reconciliação a nível sócio-cultrual” que nos propomos como empreitada, nesta pequena reflexão, faz parte do capitulo II do documento insturmentum laboris do segundo sínodo para África, intitulado:Reconciliação, Justiça e Paz: uma Necessidade Urgente. O documento mostra que no caso de África, este trinômio: justiça, paz e reconciliação e indissociável, isto e, e preciso que haja justiça e paz para que haja reconciliação, e preciso que haja reconciliação e justiça se quisermos falar de paz, e e preciso que haja paz e reconciliação para que haja justiça. No entanto e ainda de sublinhar que o mesmodocumento fala da experiência da reconciliação na sociedade Africana a vários níveis, como sociopolítico e socioeconômico, todavia nos somos chamados a reflectir sobre o nível ou dimensão sociocultural da reconciliação.
Assim, para não divagarmos no pensamento, nesta reflexão vamos procurar concentrar a nossa atenção sobre dois aspectos fundamentais. Primeiro procuraremos uma definição dereconciliação que sirva de elemento impulsionador para melhor compreendermos a necessidade urgente de reconciliação no nosso tecido sócio-cultural. Em seguida procuraremos analisar alguns dos nossos recursos culturais que podem servir de catalisadores para a uma verdadeira reconciliação social.
1. Reconciliação

Segundo o dicionário universal de língua portuguesa a palavra reconciliação e o acto ouefeito de reconciliar; reconciliação significa renovação, restabelecimento de amizade, de boas relações políticas; significa ainda confissão religiosa por devoção; nova consagração de um templo que foi profanado. Ainda e de sublinhar que a palavra reconciliação do latim reconciliatione, deriva do verbo reconciliare (reconciliar) que em português significa congraçar; absolver; restituir à graça divina;restabelecer a paz entre pessoas desavindas; harmonizar; e como verbo reflexo significa fazer as pazes com;
Olhando para estas definições deduzimos que o conceito de reconciliação esta estrita e profundamente ligado ao conceito de pessoa pois a reconciliação faz-se entre pessoas, nas pessoas, com as pessoas e para as pessoas.
2. Recursos Socioculturais

Olhando para a dimensão do universosócio-humano-cultural de África e em particular de Angola creio que seria quimérico pensar que uma reflexão feita na dimensão deste papel estaria a fazer uma radiografia completa daquilo que são as problemáticas ou fenômenos da vida dos africanos, sobretudo a nível sócio-cultural, que merecem reestruturação para que haja reconciliação, harmonia.
Tal como o documento aponta e sublinha, há umacerta desarticulação do tecido humano e sócio-cultural de África e do africano, realidade esta que e visível na estrutura ou núcleo básico da sociedade, a família. A família e o sistema imunológico principal da sociedade, uma vez destruída ou fragilizada, nada de bom ou melhor se pode esperar para a harmonia social. Deste modo, toda a verdadeira empreitada que se quiser fazer para uma verdadeiraharmonia social, que quer dizer uma verdadeira reconciliação que garanta paz e justiça, tem de passar pela família, tem de passar pela reconstrução da família negro africana que é, na sua essência, extensa.
Tal como nos diz claramente o documento e nos, não só concordamos como presenciamos e temos vivido todas estas situações, ha perda crescente de identidade cultural, sobretudo por parte dajuventude, desrespeito pelos anciãos (bibliotecas vivas) e das mulheres (mães e protectoras da vida). Numa palavra há uma crise aguda de valores culturais, e segundo Battista Mondin, “a grandeza e a miséria duma cultura dependem da grandeza e da miséria dos seus valores” A cultura e alma de um povo, um povo sem cultura e um povo sem alma. Um povo que vive uma crise cultural significa que o mesmo...
tracking img