Onu no chipre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Intervenção da ONU no Chipre
Bárbara Oliveira
Isabela Rodrigues
Rafael Bahia

A República do Chipre é uma pequena ilha do Mar Mediterrâneo, localizada ao sul da Turquia e a oeste da Síria e do Líbano, estando inserida no continente Europeu. O país foi aceito como membro da União Europeia em 2004 e possui sua população majoritariamente divida entre turco-cipriota egreco-cipriotas, havendo forte animosidade entre eles. Uma estimativa feita para o ano de 2007 previa ma população de 788.457 habitantes, sendo 77,1% de cipriotas gregos, 18,2% cipriotas turcos, 1,1% Maronitas, armênios e latinos e 3,6% outras nacionalidades. As línguas oficiais são o grego e o turco.
A rivalidade entre esses dois principais povos é algo que remota a muito antes, inclusive,de Grécia e Turquia se constituírem como Estados Nacionais. Desde, aproximadamente, cinco séculos antes de Cristo, já eram registrados confrontos entre as cidades-Estado gregas e os persas, que habitaram a região da atual Turquia. No século XV, Império Turco Otomano, de religião islâmica, ocupou a Grécia, e permaneceu naquele território pelos três séculos seguintes. O fim da ocupação otomana naGrécia só ocorreu com a Guerra da Independência, de 1821 a 1828, na qual houve diversos episódios de cruéis massacres provocados por ambos os lados.
O Chipre por sua vez, possui um passado marcado por invasões e dominações de povos variados, como fenícios, egípcios, assírios, persas, gregos e romanos durante toda a antiguidade. Em 1489, o país foi conquistado pela República de Veneza,conquista essa que durou até à invasão dos turcos otomanos em 1570. Essas consequentes dominações ocorriam principalmente devido à posição estratégica da ilha, entre Europa, Ásia e África, tendo ela, assim, um um papel fundamental nos vários poderes que dominaram a região.
Após o Congresso de Berlim, em 1878, a ilha passou à administração britânica, sendo oficialmente convertida em colônia em1914, com o início da Primeira Guerra Mundial. O Congresso de Berlim foi uma reunião, ocorrida em tal cidade, entre os líderes das grandes potências europeias e o Império Otomano, com o objetivo de reorganizar os países dos Bálcãs e decidir quem poderia exercer influência onde naquela região.
Em 1930,ocorreram as primeiras revoltas a favor da enosis – união de Chipre com a Grécia – e, ao finalda Segunda Guerra Mundial, cresceu a pressão feita, principalmente pelos greco-cipriotas, para o fim do domínio britânico. Assim, em 1960, é assinado um tratado entre Chipre, Grécia e o Reino Unido que dá a independência ao pequeno país e no mesmo ano ele se filia a Organização das Nações Unidas.
Mas a independência não lhe garantiu paz. Discussões sobre a Constituição e a maneira como opaís deveria ser administrado levaram a diversos confrontos violentos entre cipriotas gregos e cipriotas turcos, principalmente entre 1963 e 1967. Tais confrontos levaram a morte de milhares de pessoas, e eram cada vez mais agravados pelos desejos de enosis e de taksim – união do Chipre à Turquia. Os muitos e violentos combates levaram ao fim da participação turca no governo do país.
Com oobjetivo de derrubar o presidente em vigência, acusado de não mais apoiar a causa da enosis e de ter simpatias pró-comunistas, em 1974 a Grécia apoia e patrocina um golpe de Estado em Chipre. Essa foi a oportunidade percebida pelos turcos de, no mesmo ano, invadirem o norte da ilha – cerce de um terço do território –, onde a maior parte da comunidade cipriota turca se encontrava, utilizando dajustificativa de que buscavam proteger seus semelhantes. Nove anos depois, a administração turca de Chipre declara sua independência, criando a República Turca do Norte do Chipre, país que só foi reconhecido pela própria Turquia. Desde então, as comunidades turca e grega vivem separadas por uma “linha verde”, chamada de área tampão. A invasão foi considerada ilegal e condenada pelo Conselho de...
tracking img