Movimentos separatistas na europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos Separatistas na Europa
Abcásia
Geórgia
A Abcásia se considera um Estado independente desde a derrota das forças georgianas na guerra de 1992/1993. Sua soberania foi reconhecida pelaRússia em 2008, mas para a maioria dos membros da ONU continua parte da Geórgia.

Bavária
Alemanha
É pouco provável que se separe da Alemanha, mas muitos dos moradores desse estado defendem a ideia.Eles acreditam que a região seria mais rica se fosse independente.

País Basco
Espanha
A luta pela independência teve momentos dramáticos e ataques terroristas. No ano passado, o grupo separatistaETA anunciou um cessar-fogo permanente. Hoje, os partidos pró-independência têm juntos 48 das 75 cadeiras no Parlamento regional. O local tem certo grau de autonomia e vê aumentar a defesa pelarealização de um referendo.

Catalunha
Espanha
As eleições regionais antecipadas deste 25 de novembro se transformaram numa espécie de plebiscito sobre a separação da Espanha. O presidente catalão,Artur Mas, prometeu pressionar pela realização de um referendo caso obtenha um novo mandato.

Córsega
França
Juntos, os partidos nacionalistas ficaram com a segunda colocação nas eleições regionais de2010, mostrando uma popularidade crescente.

Flandres
Bélgica
Parte da Bélgica, Flandres vê seu povo separado pela língua e pela economia. A parte mais rica, que fala holandês, quer reduzir suasligações com a mais pobre, Wallonia, de língua francesa.

Groelândia
Dinamarca
Essa região da Dinamarca conseguiu mais autonomia após o referendo de 2008. Desde 2009, sua população é consideradaum povo separado, com linguagem própria. Mas alguns de seus partidos defendem a independência.

Kosovo
Sérvia
Declarou sua independência da Sérvia em 2008, é reconhecido por vários países, mas nãoé membro da ONU. A Sérvia prometeu nunca reconhecer a separação e conta com o apoio da Rússia no Conselho de Segurança.

Lombardia
Itália
A região mais populosa da Itália alimenta sonhos...
tracking img