Os temas de política internacional tem um grande espaço em concursos públicos nos tópicos de Atualidades, mas cabe recordar que os avaliadores gostam de inserir conteúdos de Conhecimentos Gerais,Geografia e História Geral.
Um bom exemplo é a efervescência de temas relacionados a crise econômica na Europa e seus efeitos políticos e sociais no contexto europeu.
Em 2012, por exemplo, CESPE/UNBabordou a questão da Catalunha e as recentes manifestações separatistas em relação à Espanha, que nos levam ao século XVIII, quando a região foi anexada. Já a VUNESP falou do crescimento eleitoral dosneonazistas na Grécia tratando de temas como racismo e xenofobia.
Neste ano, as perspectivas de tais temas continuarem nos noticiários e consequentemente nas provas são grandes. Um bom exemplo, é oplebiscito na Escócia marcado para 2014  – e que definirá sua permanência ou não no Reino Unido -, após a vitória eleitoral do Partido Nacional Escocês nas eleições de 2011.
Além disso, britânicospoderão decidir brevemente se querem ou não permanecer na União Europeia, pelo menos esta é a vontade do primeiro-ministro David Cameron.
Movimentos separatistas na Europa Ocidental
A questão Basca
Emuma área pequena, localizada ao norte da Espanha e no sudoeste da frança, vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas da etnia Basca, uma das mais antigas da Europa. Com características culturais e étnicasdiferentes das dos espanhóis e dos franceses, os espanhóis começaram uma perseguição imposta pelo ditador espanhol Francisco Franco, que proibiu o uso de sua língua. Assim os bascos criaram o ETA(Pátria Basca e liberdade) em 1959, que atuam usando ataques terroristas para conseguir a liberdade da região basca dos invasores espanhóis. 
Em 1975, com o fim da ditadura de Franco, a região basca tevemais liberdade sobre suas terras, mas isso não era tudo para o ETA, que continuou por sua luta pela independência.
Questão Religiosa na Irlanda do Norte
No século XVIII, a ilha da Irlanda foi... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Movimento separatista da europa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Movimento-Separatista-Da-Europa/853491.html

MLA

"Movimento separatista da europa" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Movimento-Separatista-Da-Europa/853491.html>.

MLA 7

"Movimento separatista da europa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Movimento-Separatista-Da-Europa/853491.html>.

CHICAGO

"Movimento separatista da europa." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Movimento-Separatista-Da-Europa/853491.html.