Movimento separatista da europa

Os temas de política internacional tem um grande espaço em concursos públicos nos tópicos de Atualidades, mas cabe recordar que os avaliadores gostam de inserir conteúdos de Conhecimentos Gerais,Geografia e História Geral.
Um bom exemplo é a efervescência de temas relacionados a crise econômica na Europa e seus efeitos políticos e sociais no contexto europeu.
Em 2012, por exemplo, CESPE/UNBabordou a questão da Catalunha e as recentes manifestações separatistas em relação à Espanha, que nos levam ao século XVIII, quando a região foi anexada. Já a VUNESP falou do crescimento eleitoral dosneonazistas na Grécia tratando de temas como racismo e xenofobia.
Neste ano, as perspectivas de tais temas continuarem nos noticiários e consequentemente nas provas são grandes. Um bom exemplo, é oplebiscito na Escócia marcado para 2014  – e que definirá sua permanência ou não no Reino Unido -, após a vitória eleitoral do Partido Nacional Escocês nas eleições de 2011.
Além disso, britânicospoderão decidir brevemente se querem ou não permanecer na União Europeia, pelo menos esta é a vontade do primeiro-ministro David Cameron.
Movimentos separatistas na Europa Ocidental
A questão Basca
Emuma área pequena, localizada ao norte da Espanha e no sudoeste da frança, vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas da etnia Basca, uma das mais antigas da Europa. Com características culturais e étnicasdiferentes das dos espanhóis e dos franceses, os espanhóis começaram uma perseguição imposta pelo ditador espanhol Francisco Franco, que proibiu o uso de sua língua. Assim os bascos criaram o ETA(Pátria Basca e liberdade) em 1959, que atuam usando ataques terroristas para conseguir a liberdade da região basca dos invasores espanhóis. 
Em 1975, com o fim da ditadura de Franco, a região basca tevemais liberdade sobre suas terras, mas isso não era tudo para o ETA, que continuou por sua luta pela independência.
Questão Religiosa na Irlanda do Norte
No século XVIII, a ilha da Irlanda foi...
tracking img