Movimento separatista na europa

Uma repercussão da Guera Civil Espanhola, cujos principais movimentos sao o Partido Nacionalista Basco, Henri Batasuna e o grupo terrorista Euskadi Ta Askatasuna, o famoso ETA, que buscam através daguerrilha ou pacificamente maior independência política e maior autonomia econômica na regiao que se localiza entre o norte da Espanha e o sudesta da França.

Os bascos são considerados o povo maisantigo do continente europeu. Seus ancestrais viviam na região, que ainda hoje ocupam seus descendentes, desde 8.000 a.C., mantendo-se desde então como uma etnia à parte. O território da Espanha foiinvadido por romanos, mouros e visigodos, mas a população basca manteve-se resistente com relação à imposição dos costumes, idioma e tradições, lutando sempre pela total independência econômica,política, social e territorial. No século IX da era cristã houve a formação do Reino Basco de Navarra (Reino de Castela), na região dos atuais territórios fronteiriços entre França e Espanha. No século XVI,uma parte do território de Navarra foi anexada à França e outra à Espanha, ficando o povo basco dividido entre os dois países.

Atualmente, resistem quatro Províncias Bascas em território espanhol(Viscaya, Alava, Guipúzcoa e Navarra) e três na França (Labouro, Baixa Navarra e Soule).

O ETA, movimento separatista basco (Euzkadi Ta Azkatasuna, Pátria Basca e Liberdade, em basco), é um gruporadical armado que luta pela independência do Estado Basco. É responsável por atentados terroristas, principalmente contra políticos espanhóis. Foi fundado em 1959 por integrantes descontentes doPartido Nacionalista Basco (PNB, fundado em 1984) que havia abandonado os ideais que constituem o terrorismo através da luta armada, após a democratização do país em 1978.

A organização, de cunhonacionalista, tem origem socialista e foi idealizada a partir de grupos cultuais e políticos que atuavam na sociedade. Com o início da Guerra Civil Espanhola (1936-39), liderada pelo ditador Francisco...
tracking img