Movimentos separatistas na europa ocidental

Movimentos separatistas na Europa Ocidental
A questão Basca
Em uma área pequena, localizada ao norte da Espanha e no sudoeste da frança, vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas da etnia Basca, umadas mais antigas da Europa. Com características culturais e étnicas diferentes das dos espanhóis e dos franceses, os espanhóis começaram uma perseguição imposta pelo ditador espanhol Francisco Franco,que proibiu o uso de sua língua. Assim os bascos criaram o ETA (Pátria Basca e liberdade) em 1959, que atuam usando ataques terroristas para conseguir a liberdade da região basca dos invasoresespanhóis.
Em 1975, com o fim da ditadura de Franco, a região basca teve mais liberdade sobre suas terras, mas isso não era tudo para o ETA, que continuou por sua luta pela independência.
QuestãoReligiosa na Irlanda do Norte
No século XVIII, a ilha da Irlanda foi invadida e juntada aos países pertencentes à Grã-Bretanha (Inglaterra, país de Gales e Escócia) formando o Reino Unido, porem adiscordância religiosa foi um grande obstáculo para essa união: Os habitantes da ilha da Irlanda, em sua maioria, são católicos, já na Grã-Bretanha praticam o protestantismo. Essa diferença de religiãogerou vários conflitos, pois alem dessa desigualdade, os católicos queriam a formação de uma republica independente da Grã-Bretanha e com um ‘não’ violento por parte deles, os católicos se revoltaram ecriaram o IRA (Exercito republicano Irlandês) a fim de pressionar a coroa em busca de autonomia da Irlanda. Assim os britânicos concederam independência a 26 estados do Sul da ilha que, em 1949,virou a Republica da Irlanda. E o norte da ilha passou a formar a Irlanda do norte com representante no Parlamento Britânico.
Vario conflitos ocorreram e sofreu um grande agravamento quando o exercitoinglês começou a impedir manifestações publicas dos católicos que pediam a união da republica da Irlanda. O IRA realizou vários atentados tanto na Irlanda do Norte como na Inglaterra.
Varias mortes...
tracking img