Movimentos separatistas na europa ocidental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos separatistas na Europa Ocidental
A questão Basca
Em uma área pequena, localizada ao norte da Espanha e no sudoeste da frança, vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas da etnia Basca, uma das mais antigas da Europa. Com características culturais e étnicas diferentes das dos espanhóis e dos franceses, os espanhóis começaram uma perseguição imposta pelo ditador espanhol Francisco Franco,que proibiu o uso de sua língua. Assim os bascos criaram o ETA (Pátria Basca e liberdade) em 1959, que atuam usando ataques terroristas para conseguir a liberdade da região basca dos invasores espanhóis.
Em 1975, com o fim da ditadura de Franco, a região basca teve mais liberdade sobre suas terras, mas isso não era tudo para o ETA, que continuou por sua luta pela independência.
Questão Religiosana Irlanda do Norte
No século XVIII, a ilha da Irlanda foi invadida e juntada aos países pertencentes à Grã-Bretanha (Inglaterra, país de Gales e Escócia) formando o Reino Unido, porem a discordância religiosa foi um grande obstáculo para essa união: Os habitantes da ilha da Irlanda, em sua maioria, são católicos, já na Grã-Bretanha praticam o protestantismo. Essa diferença de religião gerouvários conflitos, pois alem dessa desigualdade, os católicos queriam a formação de uma republica independente da Grã-Bretanha e com um ‘não’ violento por parte deles, os católicos se revoltaram e criaram o IRA (Exercito republicano Irlandês) a fim de pressionar a coroa em busca de autonomia da Irlanda. Assim os britânicos concederam independência a 26 estados do Sul da ilha que, em 1949, virou aRepublica da Irlanda. E o norte da ilha passou a formar a Irlanda do norte com representante no Parlamento Britânico.
Vario conflitos ocorreram e sofreu um grande agravamento quando o exercito inglês começou a impedir manifestações publicas dos católicos que pediam a união da republica da Irlanda. O IRA realizou vários atentados tanto na Irlanda do Norte como na Inglaterra.
Varias mortes ocorreram.Contudo, em 1997 o IRA passou a atuar de forma política por meio do Sinn Féin.
Em 1998 foi firmado um acordo de paz, concluído em 2005. Com direito a desarmamento por parte dos dois.

França – País de elevada industrialização e de forte setor agropecuário
A França é mais um dos países europeus que fazem parte do grupo das grandes potencias mundiais. Sua industria desenvolveu-se a partir demeados do século XIX, porem a fase de maior crescimento econômico e industrial Francês ocorreu após o fim da Segunda guerra Mundial, influenciada pela ajuda econômica estadunidense concedida por meio do Plano Marshall.
Outro fator importante foi a política de descentralização da economia, aplicada a partir da década de 1980, que tem como principal objetivo levar o desenvolvimento econômico a outrasregiões do país.
Os setores industriais em que a França tem maior destaque são o automobilístico, o siderúrgico, o químico e o têxtil.
Outra importante atividade econômica francesa é o turismo, pois a frança é o país mais visitado de todo o mundo. O País recebe cerca de 70 milhões de turistas todos os anos, os quais passam por importantes museus, como o Louvre, ou em construções históricas, comoa torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame. Na costa do mar mediterrâneo, ocorre o turismo de verão. Os principais pólos desse tipo de turismo são as cidades de Nice e Marselha. Alem desses atrativos, o país investe muito no turismo de inverno, principalmente na Cadeia dos Alpes, onde se localiza o monte Branco, com 4 807 metros, a maior elevação da porção Ocidental do continente, onde sãopraticados esportes de inverno, como o esqui e o snowboard.
Durante a década de 1990, a França passou por um processo de privatização, quando mais de 20 empresas estatais foram vendidas ao setor privado. Mesmo assim, o Estado francês ainda participa de forma ativa no setor produtivo do país, mantendo cotas de ações de empresas de telecomunicações e indústria automobilística.
Os principais parceiros...
tracking img