A disputa pela ilha de chipre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A disputa pela ilha de Chipre
A Disputa de Chipre ou Questão de Chipre ou Conflito de Chipre é um conflito entre a República de Chipre e a Turquia sobre a parte ocupada turca do norte do Chipre. A"Questão Cipriota", geralmente se refere à situação real de tensão e guerra que existe entre as comunidades grego cipriota (maioria) e os turco cipriota (minoria) da ilha de Chipre e que se articulouem várias fases a partir de 1963 até os dias atuais.
Desde a chegada dos britânicos a ilha de Chipre, a "Disputa por Chipre" foi identificada como um conflito entre os povos de Chipre e o ImpérioBritânico pela demanda dos cipriotas por auto-determinação. A questão, porém, finalmente passou de uma disputa colonial a uma disputa étnica entre os habitantes turcos e gregos da ilha.[1] As complicaçõesinternacionais do alongamento do comflito vão muito além das fronteiras da ilha de Chipre e envolvem-se potências (Turquia, Grécia e Reino Unido), juntamente com os Estados Unidos, as Nações Unidasea União Europeia.
Com a invasão de 1974 (condenada pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU como legalmente inválida), a Turquia ocupou a parte norte da República de Chipre reconhecidainternacionalmente, e mais tarde sobre esses territórios a comunidade turca de Chipre declarou unilateralmente a independência formando a República Turca de Chipre do Norte (RTNC), uma entidade soberana quecarece dereconhecimento internacional, com exceção da Turquia com a qual goza de plenas relações diplomáticas. Após as duas comunidades e os países envolvidos na questão se comprometeram em encontraruma solução pacífica sobre a disputa, as Nações Unidas, desde então, criou e mantêm uma "zona-tampão" (a "Linha Verde") para evitar mais tensões e hostilidades entre as comunidades. Esta zona tampãodas Nações Unidas, que corta o país, criou uma barreira física e social entre as comunidades grego-cipriota e turco-cipriotas e também separou o país: o governo grego-cipriota controlando sul,...
tracking img