Leucemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leucemias

Nas leucemias agudas, as células da medula não amadurecem adequadamente, continuam a proliferar e acabam por superar em células normais em número. Algumas formas de leucemia aguda respondem bem ao tratamento e os pacientes ficam curados, mas em outras o prognóstico não é tão bom.
 Nas leucemias crônicas, as células parecem maduras, mas não são normais e, por isso, não conseguemcombater infecções como deveriam. Além disso, vivem tempo demais, se proliferam e também superam em número as células normais.
 Linfocítica e mielóide (ou mielogênica) se referem aos diferentes tipos de células em que a leucemia começa. As linfocíticas têm origem nos linfócitos e as mielóides se desenvolvem nas que dão origem a outros tipos de glóbulos brancos, como granulócitos e monócitos. Amaioria das leucemias se encaixa nos seguintes grupos:
 Leucemia linfocítica aguda (LLA)
Leucemia linfocítica crônica (LLC)
Leucemia mielóide aguda (LMA)
Leucemia mielóide crônica (LMC)
 Nos Estados Unidos, este ano, devem surgir cerca de 35 mil novos casos de leucemias, enquanto no Brasil as estimativas são de cerca de 10 mil novos casos. Do total de 35 mil novos casos americanos, cerca de 12 milserão de leucemia mielóide aguda, 90% deles adultos. Pelas estatísticas, serão 9 mil mortes provocadas pela LMA. A doença tem incidência maior por volta dos 65 anos e um pouco mais comum nos homens.
 A leucemia mielóide aguda pode ser mantida em remissão por longos períodos ou ser curada em alguns adultos. Dependendo de certas características das células leucêmicas, o paciente pode ter umprognóstico melhor ou pior. Em geral, a taxa de sobrevida 5 anos após o diagnóstico é de 33% em adultos com menos de 65 anos. Em pessoas com mais de 65 anos é de 4%.
 A leucemia provoca muitos sintomas, a maioria deles comuns a várias outras doenças.
- Palidez, resultante da anemia
- Cansaço
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Sangramentos que demoram a coagular
- Inchaço ou sangramento dasgengivas
- Dores nos ossos ou nas juntas
- Aparecimento de manchas roxas pelo corpo, como as que surgem quando levamos uma pancada
- Inchaço dos gânglios linfáticos
- Dores de cabeça e vômitos
 A maioria dos sintomas das leucemias agudas é provocada pela falta de células sanguíneas normais. A anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos e causa palidez, falta de fôlego e cansaço. Pacientes deleucemia podem ter enormes quantidades de glóbulos brancos, mas eles não funcionam e não oferecem proteção contra infecções. A falta de plaquetas, as células responsáveis pela coagulação do sangue, provoca hematomas e sangramentos freqüentes pelo nariz e gengivas.
 Se a doença atinge o cérebro ou a espinha (sistema nervoso central), pode causar dor de cabeça, tontura, convulsão, vômitos, visãoturva e perda de equilíbrio. Algumas pessoas têm dor nas juntas ou nos ossos, quando as células cancerosas atingem a superfície desses órgãos. A leucemia também pode causar inflamação dos gânglios linfáticos, baço e fígado. Um dos tipos de leucemia mielóide aguda tende a atingir as gengivas, causando inflamação, dor e sangramento. Se a doença atinge a pele, causa pequenas manchas avermelhadas que seassemelham a uma erupção comum. A LMA também pode atingir o cérebro e a coluna vertebral.
 Exames
 Se o médico suspeita de leucemia, é necessário fazer uma série de exames para confirmar o diagnóstico e determinar de que tipo é a doença, a partir da análise das células e até de amostras de DNA.
 Exames de sangue: alterações na contagem e aparência das células sanguíneas ao microscópio podemindicar leucemia. A maioria das pessoas com leucemia mielóide aguda apresenta baixa contagem de glóbulos vermelhos e plaquetas e número elevado de glóbulos brancos. Além disso, a maioria dos glóbulos brancos será constituída por "blastos", células imaturas que não deveriam estar na corrente sanguínea e não funcionam como deveriam. Pacientes com leucemia devem se submeter a exames de sangue...
tracking img