Custo lucro e volume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho apresenta conceitos de custo, volume e lucro. Visa direcionar estratégias efetivas para incrementar resultados financeiros (Lucro), bem como conhecer aspectos da moderna precificação (formação de preços) visando aumentar margens de contribuição, reduzir ativo circulante e/ou imobilizado, bem como reduzir custos e despesas operacionais.
Contudo, o lucro é umavariável-resultado, ou seja, é a conseqüência final da gestão empresarial, para qual concorrem muitas outras variáveis tais como receitas, custos, despesas, volume ou nível de atividade etc. Por esta razão, para a alta administração das organizações empresariais, é de vital importância dispor de uma técnica de análise que permita estudar os inter-relacionamentos entre as variáveis acima mencionadas,bem como a influência das mesmas em relação ao lucro; Tal técnica existe e é conhecida como Análise de Custo-Volume-Lucro, doravante denotada por ACVL.

CUSTO

Para que as empresas se perpetuem no mercado em que atuam é preciso que tenham lucro, ou seja, que seus custos sejam menores que suas receitas. Desta maneira, torna-se imprescindível que as organizações conheçam sua estrutura decustos, as formas de rateio que melhor se adequam às suas atividades e o ponto de equilíbrio que precisam atingir para obter lucro. A análise de custos baseia-se, fundamentalmente, na identificação dos custos e despesas gerados pelos processos da organização. O trabalho proposto possui o intuito de verificar se, somados, estes gastos são superiores ou inferiores às receitas da empresa, o que setraduz por prejuízo ou lucro do exercício. Estabelecer níveis de produção, determinar a quantidade dos suprimentos que serão utilizados, contratarem o pessoal necessário, entre outros.
A linha diagonal representa os pontos em que as vendas são iguais aos custos.

Custos
R$

VendasR$

OBJETIVOS

• Identificar o mix dosprodutos e serviços oferecidos pela empresa;
• Determinar os custos fixos e variáveis da empresa;
• Determinar os pontos de equilíbrio (financeiro, econômico e contábil);
• Identificar a margem de contribuição de cada produto.

Ponto de equilíbrio

Para analisar a relação custo/volume/lucro deve se conhecer o ponto de equilíbrio que é onde as receitas provenientes de venda seequiparam com a soma dos custos e despesas, portanto o lucro é nulo.

Como chegar ao ponto de equilíbrio
1. Toda produção é vendida, a empresa não possui estoques de produto acabado ou semi-acabado.
2. Os custos e despesas são separados em fixos e variáveis;

GASTO, CUSTO E DESPESA

Vários são os autores que consideram os custos, gastos e despesas como palavras sinônimas. Unsconsideram como sendo o conjunto de vários gastos para uma empresa efetuar a  venda  de um produto ou a prestação de serviço. Outros consideram como investimento feito para se obter uma utilidade, o mesmo que custo, despesa.

• Gasto: pode ser definido como o dispêndio financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer. É sacrifício financeiro para aquisição debens ou serviços que não entrarão na produção de bens ou serviços a serem vendidos.

• Custo, em sua essência, é um gasto quando de sua utilização nos fatores de produção de bens e serviços. O consumo de energia elétrica, por exemplo, é um gasto na hora de seu consumo. Quando destinado (rateado) à produção de um bem ou serviço final, torna-se custo pode ser dividido em:

• Fixos:são incorridos pela organização independentemente do seu nível de atividade (aluguel, salários/encargos do pessoal administrativo, imposto predial, seguros, depreciação, honorários de diretores, depreciação, material de escritório);

• Variáveis: o valor varia de acordo com o nível de atividade da organização. Ex. comissões de vendedores, embalagens, matéria-prima.

•...
tracking img