Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
DE GESTÃO AMBIENTAL

ANTÔNIO CLAUDIMIR AMARAL DOS SANTOS

IMPACTOS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO CIVIL

São Lourenço Do Oeste
2011

ANTÔNIO CLAUDIMIR AMARAL DOS SANTOS

IMPACTOS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho apresentado ao Curso gestão ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina: atividades interdisciplinar

São Lourenço Do Oeste – 2011

INTRODUÇÃO

Dentro do universo da gestão ambiental urbana, o gerenciamento dos resíduos sólidos apresenta-se como uma questão de difícil equacionamento. No Brasil, tal fato decorre de vários fatores tais como o crescimento da população urbana e o aumento da capacidade produtiva aliados ao aumento e diversificação do consumo,acompanhado da introdução de novos materiais nessa cadeia. A construção civil brasileira também apresenta tais características de introdução de novas tecnologias e materiais, sendo que muitos métodos e materiais arcaicos ainda são utilizados em larga escala. Dessa forma, os resíduos da construção civil configuram-se como um novo problema de saneamento ambiental urbano, o qual mescla volumecrescente e grande variedade, constituindo-se desde os resíduos recicláveis como papel, plástico, metal e vidro, até resíduos tóxicos e perigosos, como restos de tintas e solventes.
Dentro do município de Santos, tal questão apresenta-se com características próprias, pela condição histórica desse município, o qual pode ser considerado como de urbanização antiga para os padrões brasileiros e, dessamaneira, com grande necessidade de intervenções para manutenção ou demolição de edificações e para a execução de novas obras com modernas tecnologias e materiais, o que leva a uma contínua geração de RCD.
Devido à sua condição geográfica, cuja totalidade da área urbana encontra-se inserida em uma ilha, a existência de locais para a disposição adequada de tais resíduos é limitada, causando assim oestigma das deposições clandestinas que corroboram para a redução da qualidade de vida nesse município, bem como para o aumento dos custos da manutenção e limpeza pública.
Dentre as várias possibilidades de impactos causados por essas deposições irregulares, os de natureza sanitária e ambiental tornam-se especialmente importantes, como o comprometimento da paisagem, do trafego de pedestres e
deveículos e da drenagem urbana, atração de resíduos não inertes, focos de proliferação de vetores de doenças, entre outros (PINTO 2001).

O MUNICÍPIO DE SANTOS

Município situado no litoral paulista, dentro da Região Metropolitana da Baixada Santista, Santos tem suas áreas urbana e rural nitidamente definidas devido à sua condição geográfica característica, onde a mancha urbana se estabeleceu nailha de São Vicente, dividindo-a com o município homônimo à ilha e a parte não urbanizada localizada no continente. Marcante também é a condição de acesso que separa as duas partes do município, sendo que o mesmo se dá através de municípios vizinhos a Santos, seja por via rodoviária ou marítima (sistema de balsas). Tal condição geográfica contribuiu para a dificuldade de se encontrar locaisadequados à disposição final dos resíduos sólidos, uma vez que a área insular apresenta-se densamente ocupada e a área continental apresenta dificuldades de acesso.

Mapa indicativo das partes insular e continental do município de Santos, SP, Brasil.
Coincidentemente com tais características geográficas, Santos pode ser considerada, para os padrões brasileiros, como uma cidade antiga, tendo sido asegunda vila a ser fundada quando da colonização do Brasil. Soma-se a essas especificidades locais a recente legislação municipal que alterou as limitações construtivas liberando a altura das construções antes limitada a 12 andares.
Assim, a exigüidade de espaços urbanos para a implantação de novos edifícios aliada à necessidade de reformas e manutenções periódicas nas edificações antigas tendem a...
tracking img