Leucemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* A leucemia (do grego leukos λευκός, "branco"; aima αίμα, "sangue") é uma neoplasia maligna (cancro) que atinge o sangue mas que tem origem na medula óssea tendo causas desconhecidas mas queenvolvem alterações gênicas como translocações e deleções. Ela tem como principal característica uma proliferação anormal de células da medula óssea, que originariam as células sanguíneas, e, a depender dalinhagem dessas células terá-se o tipo de leucemia (mielóide ou linfóide).

Existem diversos tipos de leucemias, são todas malignas cada uma com características como prognóstico e tratamentodiferentes, sendo, desta forma, o termo leucemia uma designação muito ampla. Os principais tipos de leucemia são:

leucemia linfóide aguda: o tipo de leucemia mais frequente na criança
leucemia mielóideaguda: mais comum no adulto
leucemia linfóide crônica: mais comum em idosos
leucemia mielóide crônica: mais comum em idosos
[editar] Sintomas
As manifestações clínicas da leucemia sãosecundárias à proliferação excessiva de células imaturas (blásticas) na medula óssea, que infiltram os tecidos do organismo, tais como: amígdalas, linfonodos (ínguas), pele, baço, rins, sistema nervoso central(SNC) e outros. A proliferação rápida das células leucêmicas faz com que estas vão ocupando cada vez mais a medula óssea, não deixando mais as células normais (hemácias, leucócitos e plaquetas) sereproduzirem normalmente e saírem da medula óssea, causando os sintomas.

Síndrome anêmica: aparecem pela redução da produção dos eritrócitos pela medula óssea.
Sonolência;
Cansaço;
Irritabilidadee fraqueza;
Pouca fome, conseqüentemente, emagrecimento;
Palpitações;
Dores de cabeça;
Tonturas;
Desmaios;
Em casos mais graves, palidez.
Síndrome trompocitôpenica (hemorragias):aparecem pela redução de plaquetas que são de grande importância para a coagulação do sangue, pois evitam os sangramentos.
Hematomas (manchas roxas) grandes que aparecem sem trauma algum;
Hematomas...
tracking img