Leucemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Leucemia - A leucemia (do grego leukos λευκός, "branco"; aima αίμα, "sangue") é uma neoplasia maligna- designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células, ou seja, proliferação celular anormal, sem controle, autônoma, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes que regulam o crescimento e a diferenciaçãocelulares.- (cancro) que atinge o sangue mas que tem origem na medula óssea tendo causas desconhecidas mas que envolvem alterações gênicas como translocações- rearranjo de partes entre cromossomosnão-homólogos.- e deleções- à perda total ou parcial de um segmento do cromossomo. -. Ela tem como principal característica uma proliferação anormal de células da medula óssea, que originariam as célulassanguíneas, e, a depender da linhagem dessas células terá-se o tipo de leucemia mielóide ou linfóide.

2- Há dois tipos de tecido hemopoético: o tecido mielóide ou medula óssea e o tecido linfóide ou linfático.
O tecido mielóide é encontrado no interior dos ossos. Nos embriões, a maioria dos ossos possui uma medula ativa, de cor vermelha. Porém, à medida que o indivíduo cresce, a maior parte destamedula passa a acumular gordura, parando de trabalhar e transformando-se em medula amarela (tutano). No adulto, a medula vermelha é encontrada praticamente apenas nas costelas, nas vértebras, no esterno e nos ossos do crânio.
Todas as células do sangue são produzidas na medula óssea.
Algumas, porém, irão migrar para grupos de tecidos linfóides- defesa imunológica corporal- , formandoimportantes órgãos de defesa espalhados estrategicamente em nosso corpo (nódulos linfáticos, baço, timo, amídalas e adenóides).
Aguda significa que a doença se desenvolve rapidamente.
Linfóides – ocorrem no tecido linfóide, que é uma cariedade do tecido conjuntivo tendo como células mais abundantes no tecido linfático são os linfócitos. Esse tecido, no entanto, é desprovido de hemácias e de trombócitos.Mielóides - Existem diversos tipos de leucemias, cada uma com características como prognóstico e tratamento diferentes, sendo, desta forma, o termo leucemia uma designação muito ampla. Os principais tipos de leucemia são:
3- leucemia linfóide aguda: o tipo de leucemia mais freqüente na criança. e a linfóide aguda (LLA) é mais comum em meninos do que em meninas, numa proporção de (1,2:1) .Aproximadamente 50% dos pacientes com câncer reportam anormalidades no comportamento alimentar por redução no apetite, dificuldades mecânicas, alterações no paladar, náuseas, vômitos, diarréias, dentre outras. O tratamento da LLA é prolongado, variando de dois a três anos. Os tratamentos, principalmente a quimioterapia e a radioterapia, têm efeitos agressivos para o hospedeiro, por deixar oorganismo vulnerável e debilitado, aumentar o risco para o comprometimento nutricional e prejudicar a resposta terapêutica. Os tratamentos antineoplásicos utilizados, a quimioterapia e a radioterapia reduzem a produção de saliva causando a xerostomia, sendo que, conseqüentemente, a percepção do sabor dos alimentos também se altera. Os efeitos são o crescimento incontrolável e o acúmulo das célulaschamadas de “linfoblastos” que perdem a capacidade de funcionar como células sangüíneas normais havendo um bloqueio da produção normal de células na medula óssea, levando a uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos na medula óssea.
4- Terapia de Indução:
Essa é a fase inicial do tratamento. O objetivo desta fase é destruir o maior número de células doentes(blastos) e com isso a medula óssea recupera sua produção de células normais. Ao final desta primeira fase o paciente não demostra qualquer sinal ou sintoma atribuído a leucemia e o mielograma apresenta menos de 5% de células doentes. Quando o paciente apresenta esse quadro, denominamos remissão clínica completa.
Terapia Pós-Remissão:
Uma vez obtida a remissão, os pacientes são submetidos a ciclos...
tracking img