Leucemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMATIZAÇÃO DA ENFERMAGEM PARA PACIENTES PORTADORES DE LEUCEMIA

Amanda Rocha Guerra ¹, Geisa Costa Rios Muniz¹, Gleide Regina Oliveira², Jéssica Aurelina Sena¹, Simone²

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a Sistematização de Enfermagem ao paciente portador da Leucemia. A assistência de enfermagem caracteriza-se pela especialização dos conteúdos hematológicos e oncológicos. Aleucemia tem como definição ser uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de causa ainda não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células na medula óssea. Geralmente, são classificadas de acordo com a linhagem das células afetadas, em linfócitos ou mielócitos, em agudas ou crônicas, com base nos sintomas que envolvem a fase do desenvolvimento da célula que estácom defeito. Os principais sintomas da leucemia estão relacionados ao acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), glóbulos brancos (causando infecções) e plaquetas (causando hemorragias e manchas roxas). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo início de tratamento rápido.

PALAVRAS CHAVE:

1.Introdução
Leucemia é o câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. Esta doença começa na medula óssea (local de formação das células sanguíneas), e se espalha para outras partes do corpo. Há vários tipos de leucócitos e, por isso, há diferentes tipos de leucemia. Normalmente, se divide nos dois principais grupos de células brancas: a leucemia linfóide e a leucemia mielóide. Além disso, podese apresentar de duas formas, a forma aguda ou a forma crônica, dependendo da velocidade com que aparecem os sintomas e como ela evolui.
De acordo com o INCA, em 2010 surgiram 9.580 novos casos de leucemia, sendo 5.240 homens e 4.340 mulheres. E o número de mortes em 2008 foi de 5.686, sendo 3.028 homens e 2.658 mulheres.
As leucemias são um grupo de doenças neoplásicas caracterizadas porproliferação clonal de células hematopoiéticas mielóides e linfóides.
A leucemia linfóide aguda afeta as células linfóides e agrava-se rapidamente. Ocorre com maior incidência em brancos, e cerca de 70% em pacientes com menos de 15 anos, mas também pode afetar os adultos. Tem como sintomas: mal-estar, febre, palidez (quando o estado anêmico acentuado), depressão das funções da medula óssea,sangramentos (em decorrências de trombocitopenias), infecções, dores ósseas (consequente a infiltração dos ossos), adenomegalia (hipertrofia de linfonodos), hepatoesplenomegalia, céfalia, convulsões, coma (resultado da infiltração do SNC por blastos) e hiperglicemia em crianças.
A leucemia mielóide aguda afeta células mielóides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Os sintomas são semelhantes aos daleucemia linfóide aguda, exceto pela adenomegalia. Tem como incidência, aproximadamente um novo caso ao ano em cada 100.000 habitantes, podendo ocorrer em indivíduos de qualquer idade, porém, com maior freqüência em adultos maiores de 45 anos.
A leucemia linfóide crônica afeta células linfóides e se desenvolve vagarosamente. Afeta principalmente pessoas com mais de 55 anos, especialmente emhomens, e ocorre raramente em crianças. Geralmente, o início da doença é considerado silencioso por não apresentar sintomas, mas com o avanço da doença ela apresenta os sintomas tais como: fraqueza, as vezes febre, anorexia, perda de peso, anemia (em fase mais avançada), sintomas gastrointestinais, dores e sensibilidades á pressão nos ossos, as vezes associação com processo neoplásico epitelial,adenomegalia e hepatoesplenomegalia.
A leucemia mielóide crônica afeta células mielóides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Afeta principalmente adultos entre 35 e 45 anos, raramente em crianças. Tem como sintomas: palidez de moderada a intensa ( anemia grave) em sua fase crônica, hemorragia gastrointestinal maciça manifestada por hematêmese ou melena, hemorragia ou lesões infiltrativas na...
tracking img