Analise do filme olga

Roteiro Para Análise Literária
“Filme Olga”

Faça inicialmente uma pesquisa sobre a vida e as realizações de Olga.

Olga Benario Prestes é um exemplo de coragem, determinação e convicçõespolíticas. Defendeu seus ideais e mostrou força em um momento histórico fragilizado pelas duas Grandes Guerras Mundiais e pelo nazismo de Hitler.
Nascida em uma família judia alemã, em 12 de fevereiro de1908, Olga era filha de uma dama da alta sociedade de Munique e de um advogado social democrata. Foi vendo o exemplo do pai, que se dedicava às causas trabalhistas dos operários atingidos pela crise quese instalou no país, que Olga tomou contato com idéias liberais avançadas. A alemã se lembraria, mais tarde, de que foi no escritório do pai o primeiro contato com os problemas sociais, ao folhear osprocessos trabalhistas de Leo Benario. Aos 15 anos, Olga já tinha uma sólida base cultural formada pelos grandes escritores e pensadores alemães. Ao mesmo tempo,aproximou-se da Juventude Comunista, organização política na qual passou a militar ativamente e fato que não agradou sua mãe. Suas atividades na organização a aproximaram do jovem dirigente Otto Braun, comquem foi morar aos 16 anos. Por ele, em 1928, Olga e outros integrantes da Juventude Comunista invadiram a prisão de Moahit para libertá-lo. Os dois fugiram, em seguida, para Moscou onde Olga foiaclamada, fez treinamento militar e carreira no Comintern. A dedicação e a certeza de que sua missão era lutar por uma sociedade mais justa e igualitária a separaram, gradativamente, de Otto.
Em 1934, Olgaé designada a acompanhar a viagem de Luiz Carlos Prestes, o brasileiro que liderou a famosa Coluna Prestes, e garantir a segurança dele. No Brasil, Prestes seria o líder de uma revolução que tentariaimplementar o comunismo no país.
Olga teve que se passar por esposa de Prestes para atravessar o mundo com o líder brasileiro. Eles se utilizaram de passaportes falsos, adotando o nome de um casal...
tracking img