Lesoes no desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução…………………………………………………………………Página 3
Desenvolvimento…………………………………………………Páginas 4 – 8
Conclusão…………………………………………………………………..Página 9

Este trabalho é sobre o voleibol, as suas lesões desportivas e as suas lesões mais frequentes, resolvi falar deste tema pois acho que este poderia ser um desporto interessante e sobre o qual não se costuma falar, e muito menos das suas lesões, o que devemosfazer quando nos lesionamos, o que não devemos fazer, as lesões desportivas mais comuns do voleibol e as suas causas.
O Voleibol é um desporto colectivo jogado por duas equipas num terreno dividido ao meio por uma rede.
O objectivo do jogo é enviar regulamentarmente a bola por cima da rede, de forma a tocar o campo contrário e impedir, por outro lado, que ela toque o chão do seu próprio campo.Cada equipa dispõe de três toques para devolver a bola (para além do toque do bloco).
A bola é posta em jogo com o serviço: o jogador que efectua o serviço bate a bola de forma a enviá-la por cima da rede para o campo contrário. A jogada desenvolve-se até que a bola toque no chão, seja enviada para fora ou uma das equipas não a consiga devolver correctamente.
Em cada jogada é ganho um ponto(sistema de ponto por jogada). Quando a equipa que recebe ganha a jogada, ganha um ponto e o direito de servir e os seus jogadores efectuam uma rotação, deslocando-se uma posição no sentido dos ponteiros do relógio.
Estas são as “ Regras Oficiais de Voleibol 2009-2012 “.

William Morgan, o criador do jogo, ainda reconheceria o Voleibol, dado que o mesmo tem mantido ao largo dos anos certoselementos distintivos e essenciais. Alguns deles são compartilhados com outros jogos de rede/bola/raquete:

- serviço
- rotação (existe uma ordem para servir)
- ataque
- defesa

O Voleibol é, contudo, o único entre os jogos de rede a insistir para que a bola esteja constantemente no ar, e que permite a cada uma das equipas efectuar um determinado número de passes entre os seus elementos antes deenviar a bola para o adversário.
A introdução de um jogador especialista em defesa - o Libero – fez avançar o jogo em termos de duração das jogadas e de jogo multifaseado. As modificações da regra do serviço mudaram o acto de servir, que era simplesmente um meio de colocar a bola em jogo, e passou a ser uma arma ofensiva.
O conceito de rotação é estabelecido para permitir que os atletasdesempenhem todas as funções. As regras sobre as posições dos jogadores devem permitir que as equipas tenham flexibilidade e criem desenvolvimentos tácticos interessantes.

LESÕES DESPORTIVAS:

Encontrando-se o corpo, e principalmente o sistema músculo-esquelético, sujeito a uma série de problemas a nível físico, nomeadamente, a grande parte das lesões desportivas resultantes de um traumatismo"externo", de forças dinâmicas internas ou de um esforço excessivo.
Dentro dessas mais de 50% resultam de má elaboração do treino, o que origina uma redução na carreira dos atletas, devido ao seu corpo não ter mais reservas de adaptação para assimilar as novas cargas de treino, o que origina maus resultados da sua parte a nível de jogos e por norma lesionarem-se mais nos mesmos.

* O que se devefazer quando nos lesionamos?

-Repouso para uma melhoria mais rápida e menos “dolorosa”;
-Gelo sendo que se deve aplicar cerca de 15 minutos para não queimar a pele e de 3 em 3 horas;
-Compressão, comprimindo a lesão de maneira que diminua o inchaço;
-Elevação, tentar manter a zona lesionada em repouso mas sempre elevada para facilitar a circulação do sangue;
-Avaliação ou diagnóstico,devemos procurar sempre que possível e necessário um especialista para saber o diagnóstico e se a lesão é de maior ou menos grau.

* O que não se deve fazer?

-Calor pois piora a lesão fazendo com que esta aumente o derrame;
-Álcool, na realidade não se deve usar álcool em qualquer circunstância pois este é vasodilatador;
-Massagem sendo que esta também poderá fazer com que o edema ou...
tracking img