Leitura em forma de brincadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins – FEPAR
Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins – FECIPAR

Leitura em Forma de Brincadeira

Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins – FEPAR
Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins – FECIPAR

Leitura em Forma de Brincadeira

Acadêmicos:
Cleudirene
Heliene Aparecida
Hemilly CristineIzabel Soares
James Pereira
Juliana Alves
Maria dos Reis
Rubmaria Alves
Stela Bezerra
Valderice Soares

Objetivo Geral

Ressaltar aos educadores da importância da leitura no desenvolvimento do individuo, pois assim eles conseguirão alcançar seus objetivos com sucesso. Isto é fazer com que o aluno aprenda o conteúdo fazendo o que mais gosta: brincar.
Mostrando que através do lúdico o alunorevela o seu verdadeiro sentimento, amplia suas relações sociais, aproxima-se mais do seu mediador de sala e desenvolve suas habilidades de forma prazerosa.

Objetivo Específico

*Aumentar a prática de atividades lúdicas na escola;
*Perceber como o aluno através da brincadeira desenvolve importantes capacidades como: Socialização, criatividade, memorização e amadurecimento;
*Analisar aimportância da leitura no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho;
*Desenvolver hábitos de responsabilidade.

Introdução

O interesse por esse tema se justifica pelo fato da leitura se configurar como requisito para o acesso ao conhecimento. A leitura é considerada uma prática indispensável no processo ensino-aprendizagem porque favorece odesenvolvimento das habilidades cognitivas e ao mesmo tempo, oportuniza e desperta o interesse pela busca do conhecimento, sendo esta proporcionada de uma forma prazerosa.
A leitura sempre se confirma como um assunto pertinente para ser analisado, pois ela é a porta de entrada do conhecimento. Nesse sentido questionamos: Como está sendo trabalhada a leitura na escola? Qual a compreensão dos alunos sobre aimportância da leitura? Por que os alunos apresentam desinteresse em ler?
Baseados nestes questionamentos é que percebemos que cada vez mais é necessário uma abordagem de forma lúdica, dinâmica quando o assunto for leitura, essa forma dinamizada na leitura, deve ser trabalhada desde educação infantil, para que ali eles já peguem o gosto pela leitura.
Ensinar a gostar de ler necessita mais do queinspiração, precisa transmitir a paixão e o amor pela leitura.
Para isso o professor precisa utilizar métodos estimuladores associando a leitura ao prazer, incentivando com músicas, teatro, poesia, fábulas, histórias em quadrinhos, panfletos, noticiários de rádio ou televisão, roda de leitura, discussão e par lendas, dentre outras que os professores desejarem.

Justificativa

Tendo em vistao desinteresse dos alunos quando o assunto é leitura, podemos perceber que a leitura deve ser trabalhada de uma forma mais prazerosa, mais dinamizada, para chamar a atenção dos educados. Para se trabalhar a leitura deve-se utilizar métodos diferenciados para estimular e incentivar o prazer pela leitura, pois é inegável a importância e a necessidade da leitura para a formação de bons leitores,para serem capazes de escrever e analisar textos com eficácia, e assim o individuo ser um atuante na sociedade, como um individuo transformador do mundo.

Fundamentação Teórica

A proposta deste trabalho é propor uma ação integradora do aluno com a sociedade através da escrita e da leitura, de forma que estes não vejam as mesmas apenas como códigos decodificados, mas perceberem que é possívelincentivar a leitura de uma forma dinâmica.
Qual estudante não se sente coagido ao ser solicitado que se expresse através da leitura? Precisamos exercer um papel mediador, daí a necessidade de conhecermos os mecanismos, para a partir de então tornar fácil ler sem receio.
É de conhecimentos de todos os educadores que a escola é o caminho certo quando se fala em processo ensino-aprendizagem...
tracking img