Desenvolvimento e controle motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de crescimento e desenvolvimento.


(1) Explique as bases maturacional e ambiental no desenvolvimento humano.

(R) O processo desenvolvimental humano normal ocorre de forma ordenada e de acordo com certos padrões gerais: inicialmente o bebê adquire o domínio dos seus 12 músculos óculos-motor, para depois adquirir o domínio dos músculos que sustentam a cabeça e que movemos braços, para depois adquirir os domínios do tronco, das mãos, das pernas e dos pés, após aprendem a articular palavras e frases curtas para depois articular palavras completas, crianças normais apresentam as mesmas sequências no desenvolvimento motor: céfalo-caudal (da cabeça aos pés) e próximo-distal(do tronco aos membros) e enriquecer o ambiente em que a criança vive permite que estaexteriorize o seu melhor, mas não a torna capaz de ser mais inteligente ou mais ágil.


(2) Cite duas semelhanças e duas diferenças existentes entre o entendimento piagetiano e vigotskiano em relação ao desenvolvimento humano.


(R) Ambos os autores descrevem que na fala egocêntrica a criança não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz alta do que estáfazendo.
Piaget como Vigotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente.
Entretanto, eles discordam com relação à função da fala egocêntrica no comportamento da criança, pois, para Piaget, a fala egocêntrica não cumpre nenhuma função verdadeiramente útil; já Vigotsky, acredita que a fala egocêntrica assume um papeldefinido e importante. Outro ponto de discordância entre os autores refere-se ao desaparecimento ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve que a fala egocêntrica simplesmente desaparece; Vigotsky descreve em suas pesquisas é que o desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual.
Piaget usou a psicogenética para avaliar o desenvolvimento intelectual da criança.Vigotsky, a psicologia social.
O primeiro acreditava que a biologia associada à cultura, desenvolvia as habilidades do ser, enquanto o outro concentrava a sociedade a cultura como forma da aprendizagem.


(3) O que significam universalidade e variabilidade no processo de desenvolvimento humano?

(R)É a diferença de cada ser humano independente se é irmão gêmeos idênticos, têmdiferentes experiências, e pessoas que trabalham com qualquer grupo de indivíduos supostamente no mesmo estágio de desenvolvimento ficam em geral espantadas pela variabilidade dentro do grupo.
E universalidade é a totalidade de humanos com a variabilidade (várias diferenças) sendo estas muito idênticas.


(4) Como você estruturaria um método de pesquisa para verificar odesenvolvimento motor das crianças matriculadas na escola X (de 1ª a 8ª séries, com 50 crianças em cada turma) considerando que você tem dois anos para finalizar esse estudo e conta com o auxílio de dois outros professores?


(R) O método que mais me identifiquei foi o de coleta de dados, para trabalhar com 50 crianças referente ao método necessita de 3 professores, por que são muitas informações aserem coletadas por entrevistas, medidas comportamentais e por fim observações.




(5) Como você explicaria a uma criança o fato de ser, ao mesmo tempo, parecido e diferente dela nos âmbitos físico, motor, cognitivo, afetivo e social?

(R) Esta explicação tem que ser a mais simples para que a criança não interprete alguma parte da explicação diferente a que foi dito, exemplonenhum dedo da mão são iguais, com isso a criança entenderá que as pessoas se parecem iguais, mas são totalmente diferentes, no que faz, se relaciona, a maneira que vê a vida, a maneira que foi educado, etc..., pois não há uma cartilha ou receita para dizer o que deve ser feito ou não.


(6) Compare o modelo de desenvolvimento motor proposto por Harrow e Gallahue-Ozmun. Identifique e...
tracking img