Ler e o trabalhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
L.E.R. e o Trabalhador
Trabalho por Paulo Roberto Costas Pontes, estudante de Fisioterapia

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar toda a abrangência da LER (Lesões por EsforçosRepetitivos), desde a causalidade até as formas existentes para evitar seu aparecimento ou recidivância.
Através deste trabalho tenta-se expor todas as dificuldades existentes ao acidentado emencontrar apoio e leis que recalquem sua cidadania.

Definição e Sintomatologia
Ler - Lesões por Esforços Repetitivos, é o diagnóstico de uma doença ocupacional, reconhecida e tratada como acidente detrabalho. Seus sintomas são caracterizados por dor, estalos, formigamento, edema, e choques que se instalam nos membros superiores e pescoço.

Causas
Tem como causas as condições e as relações detrabalho, isto é, o ambiente de trabalho, equipamentos, mobiliários, hierarquia rígida, extensão da jornada, fracionamento de tarefas, exigência de produtividade, etc.

Medidas Necessárias
Diante dossintomas, deve-se passar por consulta com o médico do local de trabalho. É prudente dar preferência aos profissionais do Suds/CRST/Cerest.
No caso do diagnóstico de LER ser confirmado, o trabalhadordeve solicitar um laudo com o CID (Código Internacional de Doenças), mais o pedido de emissão do Comunicado de Acidente de Trabalho e, se for necessário, o tempo necessário de afastamento do trabalho.1 - CAT
1.1 - Definição
CAT - é o Comunicado de Acidente de Trabalho.
1.2 - Emissão
Cabe ao empregador emitir o CAT diante da solicitação do médico, que deve por sua vez, fazê-lo em relatóriopróprio, informando:
* Diagnóstico com CID;
* Tratamento (s) Necessário (s);
* Tempo de afastamento provável.
O CAT pode ser emitido em caso de recusa por parte da empresa, por qualquerpessoa, inclusive o próprio acidentado, e deve ser entregue no posto do INSS mais próximo da residência ou local de trabalho.
O laudo médico constante no verso pode ser preenchido pelo médico...
tracking img