Leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura e os Sentidos do texto

Concepção de leitura
Leitura por ser tão importante deveria ser natural ao longo de nossas vidas, mais infelizmente nota-se que isso não é a realidade. Sendo assimfalemos de concepções de leitura, que são decorrentes das seguintes concepções de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote, podendo contribuir para uma melhor compreensão de sualeitura.
FOCO NO AUTOR: trata-se de sujeito psicológico e absoluto de suas ações e dizeres, de língua que representa seus pensamentos, de texto visto como produto cabendo ao leitor simplesmente captar o queo autor está querendo transmitir. Nessa leitura tem-se um leitor passivo, pois não é levado em conta seus conhecimentos e as experiências. (kock-2002).
FOCO NO TEXTO: trata-se de sujeito como(pre)determinado e "assujeitado" pelo sistema, de língua vista como estrutura (código), um mero instrumento de comunicação a ser decodificado. Nessa leitura o leitor continua sendo passivo, de texto onde épreciso ter certo conhecimento para decodificar os códigos nele utilizado, não passando de uma leitura para reconhecimento e reprodução do texto.
FOCO NA INTERAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR: é totalmentediferente das anteriores, de sujeito ativo visto como ator/construtor social, de língua dialógica, de texto onde autor, leitor e texto repartem um relativo conhecimento dando assim um sentido para otexto
Não se pode deixar de destacar um trecho sobre leitura extraída dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN, 1998: 69-70):
A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalhoativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrairinformação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência, verificação, sem as quais não é possível proficiência. É...
tracking img