A luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- Resenha do livo : A luta pelo direito - Rudolf von Ihering
Aluno: Marcos Felipe Soares dos Santos Souza R.A: 207271
Curso: Relações Internacionais
Matéria: Introdução ao estudo do Direito IProfessor: Demetrius Cesario Pereira

"A vida do direito é uma luta – uma luta dos povos, do poder estatal, das classes e dos indivíduos. De facto, o direito só tem significado como expressão deconflitos, representando os esforços da humanidade para se domesticar. Infelizmente, porém, o direito tem tentado combater a violência e a injustiça com meios que, num mundo racional, seriam tidos porestranhos e desgraçados. É que o direito nunca tentou verdadeiramente resolver os conflitos da sociedade, mas apenas aliviá-los, pois promulga regras segundo as quais esses conflitos devem ser travadosaté ao fim."
Rudolf von Ihering
Rudolf von Ihering ,jurista e romancista alemão nascido em Aurich, Hanôver, pioneiro na defesa da concepção do direito como produto social e fundador do métodoteleológico no campo jurídico. Estudou em diversas universidades alemãs e formou-se em direito na Universidade de Berlim (1842). Rudolf von Ihering prega em seu livro a defesa do direito através da união dosindivíduos, que deveriam lutar verdadeiramente pelo mesmo, de modo a defender a sua própria honra.
Ihering retrata e classifica em seu livro o direito em objetivo e subjetivo, o primeiroestabelecendo-se por normas juridicas vigentes aplicadas à sociedade e a segunda pela caracterização da regra abstratano direito concreto da pessoa de interesse. Assim ,tendo a luta pelo direito como o objeto deestudo do autor.
Em seu livro ,Ihering associa o direito com a propriedade, no momemnto em que faz a coerencia da luta para com o direito e o trabalho para com a propriedade. Analisando que não édigno ter propriedade (terra) sem trabalho e nem direito sem a autentica luta.
Discorre tambem as ideias de que: Geralmente, o indivíduo sente-se motivado a lutar pelo direito quando algo que lhe...
tracking img