Leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Em sua obra Política, Aristóteles (384 a.C.) afirma que, “somente o homem é um animal político”, já que a espécie Homo Sapiens Sapiens é a única que possui a Palavra (polos), enquanto os outros animais detêm apenas a Voz (phone).
Graças a essa característica exclusiva, a raça humana é racional, capaz de viver em sociedade, fazendo uso de valores políticos,crenças religiosas, estudos e descobertas científicas e, acima de tudo, uma complexa inter-relação entre os indivíduos, que não seria possível sem o uso da língua e das linguagens.
A linguagem compreende todos os mecanismos dos quais usamos para nos comunicarmos, que são divididos em dois segmentos: não verbais (gestos, imagens, mímicas, desenhos) e os verbais: a fala e a escrita.
Desdepequenininhos, quando ingressamos no jardim da infância, nosso primeiro desafio é a alfabetização, aprender a ler e escrever. Conforme os anos passam, o conhecimento lexical de cada um aumenta, assim como as noções sobre a língua-mãe e suas regras gramaticais. Desta forma, o nível de exigência em relação as nossas habilidades de escrita e compreensão textual se torna cada vez mais alto, tal como a necessidadede entender o mundo a nossa volta.
Para Koch e Travaglia (1997,p.61): “O conhecimento de mundo é visto como uma espécie de dicionário enciclopédico do mundo e da cultura arquivado na memória.”
A compreensão de textos vai muito além de saber ler ou conhecer o significado das palavras, mas ainda, o de conseguir captar as ideias que o emissor desejou transmitir aos interlocutores. Esta é a chamadarelação AUTOR-TEXTO-LEITOR.
Saber desvendar o real sentido por trás das palavras de um autor não é tarefa fácil. Deve-se primeiramente fazer uma leitura atenta e, é claro, provida de um amplo repertório linguístico. Em seguida, o leitor precisa se aproximar da realidade que o texto apresenta, levando em conta o assunto abordado, a época em que foi escrito, o estilo de estrutura, circunstânciashistóricas ou sociais e, além disso, o próprio conhecimento de mundo, já que a bagagem sócio cultural, as experiências de vida e os conhecimentos gerais de cada pessoa são imprescindíveis para que haja um bom entendimento do que o autor quer transmitir.
Já no quesito estrutural, dois pontos são de extrema importância na construção da escrita: a coerência e a coesão.
A coerência diz respeito àconexão semântica de frases e palavras que, num todo, devem apresentar aos receptores uma significância lógica, um sentido real. Para que um texto seja coerente não pode, de maneira alguma, haver contradição de ideias.
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz sentido para os usuários, devendo portanto, ser entendida comoum princípio de interpretabilidade”[...] (koch e Travaglia,2004).
A coesão, por outro lado, refere-se às conexões gramaticais presentes entre as frases, palavras e orações, que garantem à escrita uma sequência de ideias, sem precisar fazer repetições de termos anteriormente citados.
Os elos coesivos são chamados de conectores (então, mas, porque, porém, entretanto, aliás, e, isto é, etc), esão classificados como: conectivos de referência, onde uma palavra refere-se à outra citada anteriormente, ou que ainda será expressa; conectivos de substituição quando uma expressão, palavra ou oração inteira é substituída por outro termo, estando inclusas neste grupo a sinonímia, antonímia, hiponímia e a hiperonímia; e por último temos a elipse que é a omissão de um termo ou oração facilmentesubentendidos pelo contexto.
Quanto a textualidade, esta é definida como a interligação entre palavras, frases e ideias, sendo responsável pela transferência de sentidos e significados da escrita ao leitor.
A fim de reafirmar a complexidade do mundo da comunicação escrita, existem diferentes tipos de textos, e uma gama maior ainda de gêneros textuais. Os tipos de texto são definidos de acordo...
tracking img