Leitura e escrita na era digital

Páginas: 2 (334 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
Professor: Eterno Pesquisador

Por muitos anos a prática profissional dos professores pôde ser comparada com os passageiros que utilizam os serviços metroviários diariamente. Pessoas apressadas,automáticas em suas ações corriqueiras, sem o hábito de observar, caladas em seu próprio mundo. Essas pessoas no momento do embarque entram em vagões que não se comunicam e chegam ao destino desejado.Analogamente, o professor vai desenvolvendo o seu trabalho fechado em sua sala de aula com seus trinta ou quarenta alunos apressados em transmitir um rol de conteúdos específicos, sem observar o que ovizinho está fazendo, e em meio a tantas informações disponíveis encontra-se desconectado, fazendo uma longa viagem solitária no seu vagão.
Deparamos, ainda hoje, com um cenário em que o professorutiliza como principal ferramenta de trabalho o giz e a lousa. Aulas teóricas onde o professor é o transmissor do conhecimento, tendo dificuldade em encontrar uma nova forma de circular informação eorganizar o conhecimento.
O mundo esta em constante transformação, as informações estão disponíveis em grande velocidade, sendo necessário que essa transformação seja acompanhada. Repensar nossaspráticas pedagógicas torna-se uma competência essencial para desenvolvermos com profissionalismo o nosso trabalho. Os desafios a serem superados são muitos e não são propostas curriculares e decretos quevão mudar a prática do professor, mas a reflexão do fazer pedagógico pode reorientar o trabalho significativamente, modificando a relação entre o professor, aluno e conhecimento.
Segundo o professorSimão a internet é uma imensa biblioteca, contamos com uma rica fonte de informação que ao mesmo tempo pode se tornar pobre, tornando imprescindível preparar o aluno para selecionar essas informações.Vivemos na era do clique e basta um para que as informações sejam disponibilizadas, faz-se necessário mobilizar o professor para a importância do uso das tecnologias, mostrando caminhos para que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura e escrita digital
  • Inclusao digital nas dificuldades de escrita e leitura
  • leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • Leitura e escrita
  • LEITURA E ESCRITA
  • Leitura e escrita
  • Leitura e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!