Letramento digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LETRAMENTO DIGITAL
Rafaela Calixto de Oliveira
rafaelajaragua@bol.com.br
RESUMO

Este estudo visa levantar as bases teóricas da teoria de Letramento através da análise de conteúdo. Há um movimento que visa acabar com o analfabetismo e, no centro dele está a questão do desafio da utilização da tecnologia da informação. Esse desafio é principalmente daqueles que não conseguem empregar aescrita em situações cotidianas e muito menos do computador. Considera-se importante aprofundar o estudo no sentido dar subsídios para ações que visem formar pessoas letradas com competências a resolver as situações do seu cotidiano e poder encarar os desafios de sua inclusão na sociedade da informação.

Palavra Chave: Letramento. Alfabetismo. Letramento Digital. Inclusão Social

ABSTRACT

Thisstudy it aims at to raise the theoretical bases of the theory of Digital Literacy through the content analysis. It has a movement that it aims at to finish with the illiteracy and, in the center of it is the question of the challenge of the use of the technology of the information. This challenge is mainly of that at least obtains to use the writing in daily situations, the more in the world of thecomputer. It is considered important to deepen the study in the direction to give subsidies for action that they aim at to form people scholars with abilities to decide the situations of its daily one and to be able to face the challenges of its inclusion in the society of the information.

Key-words: Digital Literacy . Literacy. Social Inclusion

Introdução

A partir de reflexões sobre ateoria de Letramento no trabalho de conclusão do curso de Pedagogia (LUCAS e OLIVEIRA, 2006), interessou-nos continuar pesquisando a Teoria de Letramento. Com o estudo da disciplina Novas Tecnologias na Educação nesta especialização, e após algumas leituras decidimos enfocar o tema Letramento Digital.
Não faz muito tempo que ainda permanecia entre nós a idéia de que alfabetizar seria ensinar adecodificação das letras. Partindo dos pressupostos da teoria de Letramento essa idéia é completamente sem sentido. A leitura não é um mero mecanismo de decodificação, um meio de estudar, de chegar aos conhecimentos, mas é um processo de inter-relação, de leitura e compreensão do mundo.
Um olhar sobre a produção de Xavier (2002) bem como de outros autores que versam sobre o tema sustenta a idéia deque as novas tecnologias, principalmente o mundo do computador tem-se revelado uma grande possibilidade de avanço ao mundo da leitura e de acesso à cultura em geral.
Este estudo visa levantar as bases teóricas da teoria de Letramento através da análise de conteúdo. Para isto, partimos dos seguintes questionamentos: o que é a teoria do Letramento? Considerando que cada vez mais as pessoas estãoadquirindo acesso à informação em meio digital, no que se constitui o Letramento Digital? Seria o Letramento Digital um novo tipo de Letramento? Que relações há entre Letramento Digital com a inclusão digital?
Por isso, levantar os alicerces dessa teoria e os questionamentos acima descritos se tornou nosso objetivo. O referencial teórico que fundamenta o trabalho é a Teoria de Letramento expressapor Soares (1998, 2004), Tfouni (2002) e Xavier (2002).
Para a investigação também utilizamos a obra de Mortatti (2004), além de diversos artigos: Soares (2004), Fonseca (2005) e Carmo (2003).
O tema abordado considera-se importante pelo fato de estar acontecendo, já há alguns anos, um movimento que visa acabar com o analfabetismo e, no centro dele está a questão do desafio da utilização datecnologia da informação. Esse desafio é principalmente daqueles que sequer conseguem empregar a escrita em situações cotidianas, quanto mais no mundo do computador. Daí consideramos imperativo aprofundar o estudo no sentido dar subsídios para ações que visem formar pessoas letradas com competências a resolver as situações do seu cotidiano e poder encarar os desafios de sua inclusão na sociedade da...
tracking img