Inclusao digital nas dificuldades de escrita e leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Inclusão Digital nas dificuldades de leitura e escrita

Rosemeire Lovo¹
Maria Regina Momesso²

A pesquisa em andamento objetiva estudar, em alunos apontados com dificuldadena aquisição da leitura e escrita. Hoje existem muitos estudos sobre as dificuldades de aprendizagem, mas nem todos os alunos que apresentam dificuldades podem ser consideradosalunos portadores de distúrbios.
Quando a criança vai para a escola, a sua primeira preocupação e de seus pais é que está na hora de aprender a ler. No entanto, é precisoconsiderar que até o momento de ir para a escola e estar atento aos aspectos da linguagem não era assim tão importante. Hipotetizou-se que tais dificuldades eram apresentadas porfalta de habilidades que antecedem essa aquisição. A questão da leitura na escola tem sido muito estudada e debatida por teóricos de diversos campos de conhecimento. Segundo Focault,a educação, embora seja de direito, o instrumento graças ao qual todo indivíduo, em uma sociedade como a nossa pode ter acesso a qualquer tipo de discurso, segue em suadistribuição, no que permite e no que impede as linhas que estão marcadas pela distância, pelas oposições e lutas sociais. Sugeriu-se que os alunos com dificuldades participassem doprojeto que utiliza a tecnologia como ferramenta para que haja apropriação da leitura e da escrita, bem como das suas práticas sociais.
A criança ao ser alfabetizada precisaentender que a linguagem falada é composta de fonemas, palavras e sentenças e que a linguagem escrita corresponde a essas unidades da fala. Isso não é tarefa de fácil entendimento paraa criança, pois exige habilidades novas, por isso, aprender a ler é um processo complexo e difícil para todas as crianças, não só para as que têm distúrbios de aprendizagem.
tracking img