Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

1.1 Tema e problema da pesquisa

Com a globalização, o mercado está cada vez mais competitivo e a qualidade dos produtos e serviços é essencial para a sobrevivência das empresas. Para que uma empresa possa apresentar um produto com condições de diferenciar-se do concorrente neste mercado, um dos fatores a serem analisados é o capital humano dentro de sua estruturaorganizacional.
Um bom ambiente de trabalho pode ser criado a partir do acompanhamento da satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, o que proporciona assim, o crescimento e desenvolvimento das pessoas e a produtividade e qualidade, visando atingir com êxito as metas traçadas.
As empresas começaram a perceber a necessidade de dar ênfase à administração de pessoas, jáque é cada vez mais difícil atrair, reter e motivar trabalhadores comprometidos e qualificados.
Neste contexto, a pesquisa de clima organizacional torna-se uma ferramenta de grande importância para identificar e apontar melhorias no ambiente interno da organização. É preciso entender a organização como um todo, o clima interno, e principalmente as pessoas.
Segundo Sá Leitão (1998), oclima organizacional é importante para a produtividade, na medida em que interfere diretamente na satisfação, na motivação e na criatividade dos funcionários. Prossegue ainda dizendo que os estudos nessa área são particularmente úteis porque fornecem um diagnóstico da organização, bem como as indicações de áreas carentes de atenção especial.
Bergamini e Coda (1997 p. 99), afirma que, “apesquisa de clima organizacional é o instrumento pelo qual é possível atender mais de perto às necessidades da organização e do quadro de funcionários a sua disposição, à medida que caracteriza tendências de satisfação o de insatisfação”.
De acordo com Luz (2003, p.2) “as empresas precisam reconhecer o que pensam e como se sentem seus empregados, em relação às diferentes variáveis que afetamo clima, tais como: salários, benefícios, trabalho realizado, comunicação entre duas”.
A partir dessa contextualização, e com o apoio de revisão literária condizente, este projeto procura contribuir na gestão de recursos humanos de uma empresa no setor metalúrgico, desenvolvendo uma pesquisa sobre a situação atual do clima organizacional da ZM S.A. de Brusque.
Em 25 de abril de1983, nascia a ZM Indústria Metalúrgica de Autopeças Ltda., situada num galpão alugado de 170 m².
No ano de 1985, com a necessidade de ampliação e modernização do parque fabril, transfere-se para uma nova unidade, localizada na Rua Cerâmica Reis, em Brusque e a denominação social muda para ZM S.A.
Em 1996, a direção da empresa estabelece diretrizes e ações com investimentos em qualidade.Desta forma, passa a trabalhar com o seu SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), certificada de acordo com as normas internacionais do setor automobilístico.
Em 1999, a empresa fornece o primeiro pedido de solenóides destinados ao mercado original.
Em 2003, tendo em vista a crescente globalização, a ZM decidiu ampliar a sua participação mundial, através da constituição da Zhejiang ZMMachinery Co., Ltd. Essa nova unidade, com 8000m², está localizada na China mais precisamente na cidade de Shengzhou. A ZM China atende mercados da Ásia, Europa, América do Sul e do Norte.
Atualmente, o complexo fabril ZM está distribuído em uma área de aproximadamente 25.000m², composto com equipamentos de última geração e uma capacidade instalada de produção superior a 5.000.000unidades/ano de solenóides e 10 mil toneladas/ano de peças especiais de conformados a frio.
A empresa vem crescendo gradativamente, e por isso deve estar focada em seu capital humano, investindo cada vez mais, pois o colaborador satisfeito e motivado, com certeza trará produtividade e qualidade nos serviços.

1.2 JUSTIFICATIVA

A pesquisa de clima organizacional é uma importante...
tracking img