Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Artur Araújo¹
Sara Mascarenhas
Resumo
O presente artigo faz uma reflexão sobre a inclusão da tecnologia na Educação, a sua relação com a escola e seus impactos nas atividades que envolvem professores e alunos no uso deste dado recurso. Assim, é mencionado o papel do professor diante deste novo contexto, bem como a sua preparação e os desafios enfrentadospor ele. Tentaremos mostrar o papel que a internet vem desempenhando nessa nova era digital e os diferentes tipos de gêneros textuais que estão surgindo a cada dia, trazendo assim questionamentos sobre a nova cultura digital ou Cibecultura.

Palavras-Chave: Tecnologia na Educação; Gêneros textuais e Cibecultura.

Introdução
Há muito tempo que as novas tecnologias da educação e comunicação(TICs) se fazem presente no campo educacional envolvendo os diferentes níveis. A necessidade da escola, do docente e do dissente ter contato com estes recursos, faz com que se adapte o computador em sala de aula para assim poderem se adequar a uma nova metodologia. No domínio desta nova concepção de mudança, o professor, desempenha o papel de mediador e estimulador dos alunos, levando-os a buscar asfontes de informações necessárias para a construção do conhecimento.
Sabe-se das dificuldades encontradas na escola no que tange a escrita e a leitura dos educandos. Para tanto é preciso que se considere a internet como veículo mediador das descobertas de novos gêneros textuais, inclusive o hipertexto que vai fomentar o contato do indivíduo com textos ilimitados e com diferentes tipos delinguagem através dos chats, dos blogs, dos e-mails, entre outros.
Nesta nova era, onde a tecnologia se faz presente no meio educacional, é preciso relacionar estes recursos ao letramento, uma vez que pode melhorar o processo de aprendizagem do educando através da cultura digital. Levando em conta que as tecnologias de escrita e práticas sociais de leitura desempenham um importante papel na organizaçãoe reorganização da prática cultural que é letramento.

Os professores e as novas tecnologias
Estamos vivendo numa era onde a tecnologia já faz parte do nosso cotidiano. Isso faz com que haja a necessidade do sistema educacional seja reformado, afim de melhorias na preparação do cidadão e a sua integração no meio educacional.
A inclusão das novas tecnologias na educação favorece muito aspessoas, tanto pela questão da comodidade quanto pela praticidade, e as tornam seres modernos.
A escola que adota a tecnologia digital para educar, de fato ela é uma escola moderna, pois ter a tecnologia como uma parceria pedagógica, é sem dúvida um caminho para sair do tradicionalismo, fugindo um pouco dos livros e aceitar a nova forma de ensinar e aprender.
De certa forma, na medida em que umaescola adota esta modernidade, o professor acaba saindo um pouco de sena, deixa de ser o conhecedor ou mestre para ser o intermediador entre o aluno e os novos conhecimentos disponibilizados pela tecnologia digital. Para Perrenoud (1999) sociedades em processo de mudanças não requerem intelectuais, no sentido estrito, mas professores mediadores e intérpretes ativos das culturas, dos valores e dossaberes em transformação.
O computador é um dos recursos tecnológicos mais necessitados e utilizados numa instituição escolar. Este desperta muita curiosidade e interesse entre os alunos, o que os leva ao entusiasmo de aprender a mexer.
Este novo contato com as tecnologias, favorece ao aluno, o conhecimento e o desenvolvimento da escrita e da leitura, através de textos, onde o professor podemonitorar e interferir quando preciso. Neste sentido, o professor pode favorecer ao aluno orientações para realizações de pesquisas na internet, de diversos textos que abordem novos gêneros textuais, onde o aluno terá novos conhecimentos.
As concepções teóricas observadas em pesquisas bibliográficas de entendê-la que o fenômeno do letramento digital e gêneros textuais objetivam informar e orientar...
tracking img