Leitores de tela (screen readers)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*

ACESSIBILIDADE
LEITORES DE TELA

Professora Denise Neves
Interação Homem Computador


SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO

I. LEITORES DE TELA 2
II. Tipos de leitor de tela 3
i. Leitores de tela CLI (texto) 3
ii. Leitores de tela GUI 3
III. APIS Para Acessibilidades 4
IV. Auto-expressando aplicações 5
V. Tela baseada para leitores de tela 6
VI. PErsonalização do leitorde tela 7
i. Língua 7
VII. Bibliografia 8

LEITORES DE TELA
Um leitor de tela é um software que tenta identificar e interpretar o que está sendo exibido na tela (ou, mais precisamente, enviado para a saída padrão, se um monitor de vídeo está presente ou não). Esta interpretação é, então, reapresentada ao usuário, ícones de som, ou um dispositivo de saída Braille . Os leitores de tela sãouma forma de tecnologia assistiva (AT), potencialmente útil para pessoas cegas , deficientes visuais , analfabetos ou com dificuldade de aprendizagem.
A escolha de um leitor de tela é ditada por muitos fatores, incluindo o custo da plataforma, (mesmo para atualizar um leitor de tela pode custar centenas de dólares), e o papel de organizações como instituições de caridade, escolas e empregadores.A escolha de leitor de tela é controverso: diferentes prioridades e preferências fortes são comuns. 
Os sistemas operacionais Microsoft Windows  têm incluído o Microsoft Narrator leitor de tela duty-luz desde o Windows 2000.
A Apple Inc. com o sistema operariconal  Mac OS X possui o VoiceOver ,outro leitor de tela rico em caracteristicas. Os consoles baseados Oralux Linux possuem os ambientesde leitura de tela Emacspeak , Yasr e Speakup. 
Há também de código aberto leitores de tela, como o leitor de tela Linux para o GNOME e NonVisual Desktop Access para Windows.
Os leitores de tela mais utilizados são separados produtos comerciais: JAWS da Freedom Scientific , Window-Eyes da GW Micro, Supernova Dolphin por Dolphin, acesso ao sistema de Serotek e ZoomText Ampliador / Leitor de AiSquared são exemplos de destaque no Inglês -falando de mercado, mas o opensource leitor de tela NVDA esta cada vez mais se popularizando.

Tipos de leitor de tela
Leitores de tela CLI (texto)
Em sistemas operacionais mais antigos, tais como MS-DOS , que empregou as interfaces de linha de comando (CLIs), a tela era composta de caracteres mapeados diretamente para um buffer de tela na memória euma posição do cursor. A entrada era realizada pelo teclado. Toda esta informação pode, por conseguinte, ser obtida a partir do sistema quer por enganchar o fluxo de informação em torno do sistema ou lendo o buffer de tela ou usando uma tomada de saída padrão de hardware e comunicar os resultados para o utilizador
Na década de 1980, o Centro de Investigação em Educação de Deficientes Visuais(RCEVH) da Universidade de Birmingham desenvolveram este leitor de tela para a BBC Micro e portáteis NEC.

Leitores de tela GUI
Com a chegada de interfaces gráficas (GUIs), a situação ficou mais complicada.
 A GUI tem caracteres e gráficos desenhados na tela em posições específicas e, portanto, não há representação puramente textual do conteúdo do gráficas do display. Os leitores de tela, portanto,foram forçados a empregar novas técnicas de baixo nível, reunindo mensagens do sistema operacional e usá-los para construir um "modelo off-screen", uma representação da tela em que o conteúdo do texto desejado está armazenado. 
Por exemplo, o sistema operacional pode enviar mensagens para desenhar um botão de comando e sua legenda. Estas mensagens são interceptadas e usadas para construir omodelo fora da tela. O usuário pode alternar entre os controles (como botões) disponíveis na tela e as legendas e os conteúdos de controle serão lidos em voz alta e / ou mostrado no display Braille.
Os leitores de tela também podem fornecer informações sobre menus, controles e outras construções visuais para permitir que os usuários cegos de interajam com estas construções. No entanto, a manutenção...
tracking img