Nvda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NVDA – Leitores de tela para deficientes visuais
Adriano Roberto dos Santos¹, Geovane Fernandes²
¹Aluno de Sistemas de Informação - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rondonópolis – MT – Brasil
²Aluno de Sistemas de Informação - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rondonópolis – MT – Brasil
adrianorsantos@hotmail.com,geovane.fernandes@hotmail.com.br
Abstract. This articledescribes the difficulties they face in the visually impaired are included in the digital world, as it can not see can not read what is being shown on the screens of their computers. Moreover, it shows how overcome this barrier by using a means of access which is nothing more than a program that reads to the blind people who do not have this deficiency read on screen. The article also presents andfocuses on the NVDA screen reader, which was created and developed by a blind, based on references this article which shows the reasons Mick to dedicate his life in creating this software, and indicates the site of the same if they need or want to test it..
Resumo. Este artigo descreve as dificuldades que os deficientes visuais enfrentam para estarem incluídos no mundo digital, pois como nãoconseguem ver não podem ler o que está sendo mostrado nas telas dos seus respectivos computadores. Além disso, ele mostra como superam esta barreira utilizando um meio de acessibilidade que nada mais é do que um programa que lê para o cego o que as pessoas que não possuem essa deficiência leem nas telas. O artigo ainda apresenta e enfoca no leitor de tela NVDA, o qual foi criado e desenvolvido por umcego, com base em referências este artigo mostra quais os motivos que levaram Mick a dedicar sua vida na elaboração deste Software, e indica o site do mesmo caso necessitem ou desejem o testar.

Leitores de Tela
Feche seus olhos por alguns instantes e tente realizar tarefas do seu cotidiano. Não é fácil, ou é?
Bom é assim que milhares de pessoas vivem a vida, sem ver. Na maioria dos casos oscegos não tem a esperança de obter visão. Para todos os deficientes visuais a solução é se adaptar. Vemos essas pessoas sempre carregando suas bengalas ou sendo guiados por cães e destas formas eles vêem o mundo ao seu redor.
Para diminuir a dificuldade que os deficientes físicos enfrentam são criadas formas de Acessibilidade, com certeza você já ouviu a respeito, por exemplo, quando olha parauma rampa ou guia rebaixada, são formas de acessibilidade que ajudam deficientes físicos que necessitam de cadeiras de roda.
Em se tratando de leitura, seria uma falta de acessibilidade caso a mesma fosse privada dos cegos. Estes não tem a visão, mas em sua maioria absorvem cultura, aprendem e levam vidas normais. A deficiência é só uma barreira a ser vencida. Nem sempre os deficientes visuaistêm pessoas que possam ler para eles. Algumas publicações, citando a bíblia como exemplo, são gravadas em áudio sendo assim acessível à classe dos cegos.
Mas e na Informática? Como um cego pode interagir com um computador? Como pode um deficiente visual, por si só navegar na internet?
A primeira vista parece impossível para um deficiente visual realizar tais tarefas, mas a acessibilidade paraessas barreiras existem, e com a força de vontade deles eles vencem a mais esta barreira. Existem para os portadores desta deficiência softwares que realizam a leitura daquilo que nós, que possuímos a visão, lemos nas telas de nossos computadores. Esses Softwares são conhecidos como leitores de tela, ou como muitos cegos os chamam ledores de tela.
Mas afinal o que é um leitor de tela?
Segundo aWikipédia o leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais. Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e conforto do usuário.
As pessoas portadoras de deficiência visual podem navegar pela Internet, utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas passam por textos e imagens e sintetizando...
tracking img