Leis ponderais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Leis Ponderais das Reações Químicas são um conjunto de postulados que regem a lógica das reações químicas, relacionando a massa dos produtos e reagentes e também fazendo menção à quantidade dematéria dos mesmos.
A Lei da Conservação das Massas ou conservação das matérias, postulada por Lavoisier no final do século XVIII, é uma das leis ponderais e diz o seguinte: numa reação química, a somadas massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Ou seja, a massa é sempre conservada em qualquer reação química. A partir disso, lembra-se da célebre frase dita por Lavoisier: "Nada secria, nada se perde; tudo se transforma". Deve-se ressaltar, a título de observação, que numa reação atômica (que não é reação química), a massa dos produtos é diferente da massa dos reagentes apenasse não se considerar prótons e nêutrons como produtos ou reagentes.

A segunda lei componente das Leis ponderais é a Lei das proporções múltiplas, postulada por John Dalton em 1804. Essa lei dizque uma mesma massa de uma substância pode se combinar com massas diferentes de outras substâncias para formar produtos diferentes, havendo assim uma relação entre as massas caracterizada por númerospequenos e inteiros. Ou seja, um certo átomo que apresenta diferentes nox ou cargas possíveis, pode se combinar com outro em diversas quantidades, a exemplo do nitrogênio e oxigênio. Um átomo de N podecombinar-se com 1 ou 2 átomos de O, havendo uma relação de 2:1 entre as massas de O utilizadas na formação de cada composto, NO2 e NO, respectivamente.
Além dessas leis, pode-se citar uma outra que,é importante na compreensão das reações químicas: a Lei das proporções constantes. Postulada por Proust, essa lei diz que em uma substância a relação entre as massas dos elementos que a compõem ésempre constante. Melhor dizendo, a razão entre o número de átomos de cada elemento que forma a molécula de um certo composto é sempre constante. Por exemplo, na água sempre haverá 2 vezes mais átomos...
tracking img