Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No período do Paleolítico ou da Pedra Lascada os homens viviam em pequenos grupos e não sabiam produzir os meios necessários à sua sobrevivência, o que lhes dava a característica de simples coletoresde alimento. Esta economia de subsistência, embora primitiva, pressupunha uma determinada forma de controle do quanto se acumulara e não mais seria necessário buscar na natureza de bensindispensáveis à manutenção da raça humana.


Lâminas de osso de rena, marcadas pela incisão de sulcos que indicam quantidades de algum objeto, foram encontradas na Gruta de D’Aurignac, na França (FIGUIER, 1874apud SÁ, 1997:21). Tais provas arqueológicas e outras como as pinturas líticas descobertas na Gruta de Niaux, também na França (AQUINO, et al, 1980:66), demonstram a capacidade do homem de 20.000 anosatrás (Paleolítico Superior) em registrar fatos relacionados às suas atividades.


A característica inicial dos registros era apenas de controle quantitativo. De uma maneira intuitiva o homembuscava evidenciar tudo aquilo que conseguira armazenar. Já se configurava, então, os rudimentos de um sistema de natureza contábil.


A partir da era do Neolítico ou da Pedra Polida - no Egito e naMesopotâmia este período iniciou-se aproximadamente em 10.000 a.C. (AQUINO, et al, 1980:64) - o homem começou a ter uma estrutura social mais aperfeiçoada, cultivando plantas e criando animais. Formasde governo foram se consolidando, constituindo-se uma sociedade organizada, o que veio a proporcionar uma profunda transformação econômica.


Progressos, então, foram observados na forma como ohomem procurava registrar seus bens, já que com o início da agricultura e o desenvolvimento das forças de produção foi posssível produzirem-se excedentes.


A nova ordem econômica verificada veio aexigir que o homem da pré-história desenvolvesse formas de registro para manter o controle do produto do seu esforço, inclusive no sentido de relacionar direitos e dívidas assumidos pelo comércio...
tracking img