Leis de nielsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência das leis de Nielsen na construção de websites portugueses

Resumo: A construção de um website tem de obedecer a regras que relacionem o design com o conteúdo de uma forma eficaz. Não basta desenvolver um site visualmente atraente para fidelizar os utilizadores. Os recursos visuais até podem atrair o utilizador num primeiro momento, mas não são o motivo que o vão manter ou fazerretornar ao site, para que isso aconteça é necessário haver um sistema de navegação simples, óbvio e funcional com conteúdo valioso à pesquisa do utilizador. Uma boa planificação obriga os intervenientes a pensar, a encontrar soluções e evita remodelações a posteriori, da mesma forma que um arquitecto quando esta a construir um prédio faz um esboço do plano onde consiga perceber a interacção daspessoas com as áreas funcionais. Em 1994, Jakob Nielsen definiu 10 regras para garantir a usabilidade de um site, às quais deu o nome de heurísticas. Estas regras continuam em constante actualização, com o objectivo de melhorar o design da interface, tendo sempre em consideração o comportamento humano na leitura online. Este comportamento tem sido alvo de várias investigações, as mais conhecidas sãoassociadas a Jacob Nielsen que há mais de 10 anos investiga a forma como o utilizador se comporta na leitura online. Esta investigação descobriu que os textos na web, normalmente não são lidos, são apenas sobrevoados visualmente de modo rápido, portanto o conteúdo e o design do site tem de estar apoiados um no outro, equilibradamente, para conseguir despertar o interesse no leitor. Não basta que oconteúdo seja bom, ele tem de ser capaz de estimular a sua leitura através do design.

Palavras-chave: Design; Heurísticas; Usabilidade; Interacção; Websites

Introdução
Nielsen foi autor de várias obras dedicadas ao tema da web design e é considerado um dos maiores especialistas em usabilidade da web. Em parceira com Rolf Molich desenvolveu um método que consiste nainspecção sistemática da interface do usuário em relação à sua usabilidade. Basicamente um avaliador interage com a aplicação, comparando princípios de usabilidade reconhecidos para perceber se é eficiente, eficaz, segura, útil, de fácil aprendizagem e memorização, ou não dependendo do seu objectivo. Como um só avaliador não irá encontrar todos os problemas de uma interface, são utilizados vários. Cadaavaliador deve realizar a sua inspecção individualmente e só depois de todas as avaliações terem sido concluídas é que podem comunica-las. Isto é importante para garantir avaliações independentes e sem influências. Os resultados tanto podem ser registrados por cada avaliador como por um observador presente durante as sessões, onde os avaliadores verbalizam seus comentários e no final de todas assessões o observador reúne todas as avaliações num único documento. Deste método, utilizado pela primeira vez num estudo ao Website da Sun Microsystems, surgiram as 10 heurísticas de Nielsen que ainda hoje servem de alicerce na construção de interfaces. A usabilidade de um Website, ou seja a simplicidade e facilidade com que interagimos com ele, é então influenciada nessas regras onde Nielsen sugereque para ter usabilidade um site tem de obedecer a estes critérios:
1. Manter continuamente o utilizador informado sobre o estado do sistema através de feedback apropriado em tempo razoável. Exemplo: Se um ecrã está a demorar a carregar, deve existir uma barra de progresso com o tempo remanescente correcto. Assim o utilizador já sabe com o que contar.

2. Utilizar informação com frases econceitos familiares aos utilizadores, numa ordem logica e natural baseada nas convenções quotidianas, fazendo uma correspondência entre o sistema e o mundo real.
Exemplo: Ao criar um site para crianças, utilizar termos com os quais estão familiarizados e exibir informações em formatos que estão acostumados a ver.

3. Dar controlo e liberdade ao utilizador para sair do sistema, abortar uma...
tracking img