Sistemas operacionais em rtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Joaquim Nabuco









André Oliveira

Celina Santana

Filipe Alves

Francisco Procópio

Tiago Lisboa



SISTEMAS OPERACIONAIS EM RTOS





















Recife,
26 de Março de 2013


ANDRÉ OLIVEIRA

CELINA SANTANA

FILIPE ALVES

FRANCISCO PROCÓPIO

TIAGO LISBOA













SISTEMAS OPERACIONAIS EM RTOSTrabalho feito em grupo, sobre sistemas operacionais do tipo RTOS, com apresentação em sala de aula da Faculdade Joaquim Nabuco, curso de Gerenciamento de Redes de Computadores, 1º período, turno da noite, orientador Tiago Marques.















Recife,
26 de Março de 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

HISTÓRIA 5

SEU FABRICANTE E ANO DE FABRICAÇÃO5

SUAS CARACTERÍSTICAS 6

VANTAGEM 7

QNX NEUTRINO E SEU DESENVOLVIMENTO E COMPATIBILIDADE POSIX 8

SEUS PRINCIPAIS CLIENTES 9


INTRODUÇÃO

QNX Neutrino – Sistema Operacional RTOS

O QNX Neutrino RTOS é um sistema operacional completo e robusto que diminui a escala para atender as necessidades de recursos limitados de tempo real de sistemas embarcados. Seu designmicrokernel verdadeiro e sua arquitetura modular permite aos clientes criar sistemas altamente otimizado e confiável, com baixo custo total de propriedade. Ele oferece a indústria de embutidos a única estratégia comprovada em campo, limpo para migrar de um único núcleo para processamento multi-core.
HISTÓRIA

Em 1980, Gordon Bell e Dan Dodge, estudantes da Universidade de WaterLoo fundama Quantum Software Systems. Em 1982, a primeira versão do QNX é lançada para Intel 8088. Nos primeiros anos, o QNX ficou difundido somente no mundo não-embarcado, pois seu kernel de 44k era muito grande para esse tipo de aplicação.
Em 2001, saiu o QNX Neutrino, nova versão do QNX, totalmente compatível com POSIX. O QNX Neutrino foi projetado desde o chão até para os padrões POSIX. Essa abordagemelimina a camada de adaptação complexa POSIX necessário por RTOSs outros, resultando em um desempenho mais rápido e os custos mais baixos de memória para aplicações embarcadas. (Posix Portable Operating System Interface for UNIX. Os programas que obedecem ao padrão POSIX podem ser portados com facilidade de um sistema para outro). E desenvolvida desde o início para ser compatível com SMP(Symmetric Multiprocessing), mantendo a arquitetura de microkernel. Em 2004 a companhia anunciou sua venda para Harman International Industries. Antes dessa aquisição, o QNX já havia sido usado extensamente na indústria automotiva para sistemas telemáticos. Desde sua compra pela Harman, o QNX têm sido projetado sobre 180 modelos diferentes de automóvel.
Em 12 de setembro de 2007, a QNX Software Systemsabriu o código fonte do seu sistema operacional de tempo real QNX Neutrino, para uso não-comercial.

SEU FABRICANTE E ANO DE FABRICAÇÃO

Quantum Software Systems. 2001.
SUAS CARACTERÍSTICAS

Microkernel Modularizada - Qualquer componente pode ser interrompido, removido ou adicionado dinamicamente.
Multi-target - ARM, MIPS, PowerPC, SH-4, StrongARM, XScale, x86. Suporte aPOSIX. Suporte a J2ME. Suporte a ambientes multi-core. Sistema de arquivos em espaço de usuário com capacidade de compressão e acesso a arquivos via rede.
O QNX Neutrino o seu kernel QNX contém apenas escalonador de CPU, comunicação inter-processos, redirecionamento de interrupção e temporizadores. Todos os processos executam em espaço de usuário, incluindo um processo especial conhecido comoproc, que opera em conjunto com o microkernel na criação de outras tarefas e no gerenciamento de memória. Esta organização é possível devido a dois mecanismos chaves – um subroutine-call para comunicação inter-processos, e um boot loader que pode carregar uma imagem contendo, além do kernel, programas de usuário e bibliotecas compartilhadas. Microkernel é inteiramente preemptivo com escalonador...
tracking img