Lei de newton da viscosidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei de Newton da Viscosidade

A Lei de Newton da Viscosidade diz que a relação entre a tensão de cisalhamento (força de cisalhamento x área) e o gradiente local de velocidade é definida através deuma relação linear, sendo a constante de proporcionalidade, a viscosidade do fluido. Assim, todos os fluidos que seguem este comportamento são denominados fluidos newtonianos.
FluídosNão-Newtonianos (Cerâmica)
Podem ser divididos em dois grupos:
Independentes do tempo de cisalhamento, sem tensão inicial – são aqueles que não necessitam de uma tensão de cisalhamento inicial para começarem aescoar. Compreendem a maior parte dos fluidos não newtonianos. Dependentes do tempo de cisalhamento, os fluidos que possuem este tipo de comportamento apresentam propriedades que variam, além da tensãode cisalhamento, com o tempo de aplicação desta tensão, para uma velocidade de cisalhamento constante.
INDEPENDENTES:
• Pseudoplásticos
São substâncias que, em repouso, apresentam suas moléculas emum estado desordenado, e quando submetidas a uma tensão de cisalhamento, suas moléculas tendem a se orientar na direção da força aplicada. E quanto maior esta força, maior será a ordenação e,consequentemente, menor será a viscosidade aparente.
• Dilatantes
São substâncias que apresentam um aumento de viscosidade aparente com a tensão de cisalhamento. No caso de suspensões, à medida que seaumenta a tensão de cisalhamento, o líquido intersticial que lubrifica a fricção entre as partículas é incapaz de preencher os espaços devido a um aumento de volume que frequentemente acompanha ofenômeno. Ocorre, então, o contato direto entre as partículas sólidas e, consequentemente, um aumento da viscosidade aparente.
DEPENDENTES:
• Tixotrópicos
Esta classe de fluidos tem sua viscosidadediminuída com o tempo de aplicação da tensão de cisalhamento, voltando a ficar mais viscosos com quando esta cessa. Ex.: suspensões concentradas, emulsões, soluções proteicas, petróleo cru, tintas,...
tracking img