Layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Instalações Industriais

João Alberto Camarotto

Tópicos da disciplina

Introdução ao projeto do Layout Industrial Metodologia de desenvolvimento do layout Representações de fluxo do processo Dimensionamento dos Principais Fatores de Produção Estudo do Fluxo do Processo Processos de Produção, Organização e Layout Industrial Projeto dos Requisitos das Instalações Processo geralde construção do layout

Representações e etapas do projeto de layout 1 – relacionamentos das áreas - logística

2 - Modelagem Física

3 - Modelagem de Fluxo

4 - Modelagem Dinâmica

O layout industrial é a representação espacial dos fatores que concorrem para a produção envolvendo homens, materiais e equipamentos, e as suas interações. Depende: - dos diversos trabalhos envolvidos naunidade - das estratégias da empresa - dos sistemas de produção - do arranjo do layout e da organização do trabalho

TRABALHO
Orientação
Objetivo da Ação

Previsibilidade das condutas humanas

Racionalidade técnica (Falha) - Segurança. Secundariamente aparece a qualidade. Supõe-se possível caracterizar a situação de trabalho na sua integridade.

Orientação NormativaPsicossociológica (Recurso) Qualidade. Secundariamente aprece a segurança. A situação de trabalho não pode ser inteiramente caracterizada, dando lugar ao imprevisível, àquilo que não se conhece. Ordenado sobretudo pela Ordenado sobretudo por referência à noção de referência à noção de cultura, prescrição e à disciplina, isto isto é, essencialmente a é, à normas estritamente valores relativos ao bem e aofuncionais, sem referências mal, ao justo e ao injusto, ao aos valores. desejável e ao indesejável.

TRABALHO

Técnica: Ato Tradicional Eficaz a) Ato: materializa as relações entre o ego e o real. Ele visa a transformação do mundo real. - Ele implica numa mediação ou instrumentação (máquina, ferramenta, uma linguagem...) - Supõe sempre o engajamento, um manejo específico do corpo daquele que faz. b)Tradicional. Um ato não pode ser homologado como técnica a não ser que se situe em relação a uma tradição, que ser em continuidade ou em ruptura com esta tradição. c) eficaz. O terceiro termo da definição antropológica da técnica, a eficácia do ato em trasformar o mundo real, é evidentemente capital. Ora esta eficácia não existe em sí, ela passa apor um julgamento, residindo aí uma grandecomplexidade, à propósito da dinâmica do reconhecimento.

Trabalho: Atividade Coordenada Útil a) Atividade: representa aqui a relação do sujeito com o real do trabalho. O conceito de atividade decorre da ergonomia que distinhue: i) tarefa, como aquilo que é prescrito ou projetado; ii) atividade, aquilo que o trabalhador realmente faz para dar conta do prescrito. b) coordenada: representa a coordenação daatividade. Supõe relações e interações no registo da compreenção, do sentido, bem como de relações sociais de trabalho entre o ego e o outro. c) Útil: O trabalho está sempre situado num contexto econômico. Ele precisa ser útil. Essa utilidade pode ser uma utilidade técnica, social ou econômica. O utilitarismo é inerente ao conceito de trabalho.

TRABALHO
Dispositivo Técnico: envolvendoequipamentos, processos, instalações, insumos, ou seja, tudo o que é inerte mas imprescindível para o funcionamento da unidade industrial, bem como também os atos do corpo subentendidos na técnica. Homem: em suas dimensões biocognitivas (corpo), intersubjetivas (social), subjetiva (história única) que age sobre o dispositivo técnico. Gestão: a divisão do trabalho e a sua hierarquia e a administração daprodução, envolvendo o PCP, qualidade, logística.

ESTRATÉGIAS Estratégias Corporativas – orientam e conduzem a corporação em seu ambiente global, econômico, social e político. A estratégia corporativa orienta as decisões concernentes à investimento da corporação nos diferentes negócios e mercados onde deseja competir. Estratégias de Negócios – orientam cada unidade de negócios no seu...
tracking img